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Tipo do documento: Dissertação
Título: Virtual humano, humano virtual: uma abordagem teórica da personagem em mundos virtuais
Título(s) alternativo(s): Virtual human, human virtual: a theoretical approach of characters in virtual worlds
Autor: Louro, Luciana Espíndola Corrêa
Primeiro orientador: Leão, Lucia Isaltina Clemente
Resumo: A discussão central desta dissertação, intitulada Humano Virtual, Virtual Humano, gira em torno da aplicabilidade de uma definição, tipologia e processo criativo da personagem virtual sob uma visão teórico-conceitual. Tal perspectiva engloba teorias do ciberespaço, da filosofia, da crítica literária e do design computacional. Com intuito de investigar essa possibilidade, os Capítulos 2 e 3 desta dissertação discutem as bases teóricas para elaborar uma proposta de definição, classificação e conceito do processo criativo da personagem virtual. Em seguida, os Capítulos 3, 4 e 5 da presente pesquisa desenvolvem três estudos de caso para validar as proposições expostas nos capítulos anteriores, cada um abordando um tipo de personagem diferente, a saber: A Iara do Ragnarök, um MMORPG (Massively Multiplayer On Line Role Playing Game) um jogo de interpretação de papéis multiusuário distribuído on-line (BRASIL RAGNARÖK, 2010); a raça dos elfos noturnos, da classe dos druidas, nível iniciante, do World of War Craft (WoW), um MMORPG (WOWIIK, 2009); e por fim o residente do Second Life, ambiente virtual que pretende imitar todos os aspectos da vida humana (DAMIANI, 2007), Liberato Lindman
Abstract: The main approach of this dissertation, entitled Virtual Human, Human Virtual, discuss the applicability of a virtual character's definition, classification and creative process in a conceptual and theoretical perspective. In fact, this perspective proposes to include cyberspace, philosophy, literary criticism and computer design's theories. In order to investigate this possibility, the chapters one and two, of this work, discuss the theoretical basis to propose a virtual characther's definition, classification, creative process's concept. Next, chapters three, four and five develops three cases studies to validate the propositions outlined in previous chapters, addressing different kinds of characters, namely: Ragnarök's Iara, a MMORPG Massively Multiplayer Role Playing Game (RAGNARÖK-BRAZIL, 2010); the night elf's race, of the druid's class, in World of War Craft (WoW), a MMORPG (WOWIIK, 2009); and finally a resident of Second Life virtual environment that intends to imitate all aspects of human life (DAMIANI, 2007) , Liberato Lindman
Palavras-chave: Personagem
Virtual
Crítica literária
Design computacional
Characters
Virtual
Literary critcism
Computational design
Critica
Desenho por computador
Literatura e tecnologia
Personagens literarios
Realidade virtual
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Louro, Luciana Espíndola Corrêa. Virtual human, human virtual: a theoretical approach of characters in virtual worlds. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18067
Data de defesa: 3-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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