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Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes sociais: Facebook - uma nova plataforma de comunicação institucional
Título(s) alternativo(s): Social networks: Facebook a new platform of institutional communication
Autor: Freitas, Fernanda Gonzaga Maia de 
Primeiro orientador: Beiguelman, Giselle
Resumo: Esta pesquisa objetiva mapear os formatos e os usos das organizações corporativas nas redes sociais digitais, em especial, no Facebook. Para tanto, buscou-se identificar que tipo de comunicação é mais eficiente para atingir o público-alvo dos anunciantes, ou seja, qual o tipo de comunicação estaria mais adequado ao ambiente das redes sociais. Isso foi feito a partir da análise de três casos de estudo concretos que utilizaram o Facebook como plataforma de comunicação institucional Ariel, Nextel e Estrela , e também por meio de um levantamento de dados sobre o uso da internet no Brasil e de um estudo teórico que auxiliou a identificar a disseminação de conteúdo na rede e o funcionamento da mesma. Os autores que subsidiaram o estudo teórico foram, entre outros, André Parente, Humberto Maturana e Vilém Flusser. Por meio de sustentação teórica, análises de pesquisas e apresentação de casos, foi possível mostrar qual é o perfil do público do Facebook no Brasil, como se dão as articulações na rede e o que algumas empresas estão desenvolvendo para estabelecer contato com os usuários. Para a concepção deste estudo, foram trabalhados elementos das Ciências Humanas em sua multidisciplinaridade, no que tange à comunicação social, análise de comportamento, sociologia, semiologia, sociedade de consumo, massificação e individualização. Diante do que foi estudado, foi possível concluir que algumas marcas já estão gerando conteúdo pensado para os usuários com o intuito de engajá-los em suas ações, e começam a se abrir para o diálogo nas redes sociais
Abstract: This research aims to map the shapes and uses of corporate organizations in online social networks, especially Facebook. Therefore, the study sought to identify what type of communication is more efficient to reach the target audience of advertisers, that is, what type of communication would be more appropriate to the environment of social networks. This was done through the analysis of three concretes case studies that used Facebook as a platform for corporate communication Ariel, Nextel and Estrela and also through a survey about internet use in Brazil and a study theorist who helped identify the spread of content on the network and its operation. Authors who supported the theoretical study were, among others, André Parente, Humberto Maturana and Vilém Flusser. Through theoretical basis, research analysis and presentation of cases it was possible to show what is the public profile of Facebook in Brazil, as the joints are given in the network and what one some companies are developing to make contact with users. For the design of this study, elements of the Humanities were worked in its multidisciplinary approach, with regards to the media, behavior analysis, sociology, semiotics, consumer society, massification and individualization. Face of what was studied, it was concluded that some brands are already generating content designed for users in order to engage them in their actions, and begin to open for dialogue on social networks
Palavras-chave: Comunicação
Publicidade
Redes sociais
Mídia
Facebook
Communication
Advertising
Social networks
Media
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Freitas, Fernanda Gonzaga Maia de. Social networks: Facebook a new platform of institutional communication. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18080
Data de defesa: 29-Jun-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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