???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18112
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de inteligência coletiva aplicada ao comércio eletrônico e às redes sociais
Título(s) alternativo(s): Analysis of collective intelligence applied to electronic commerce and social networks
Autor: Bressane, Eduardo Bueno 
Primeiro orientador: Silva, Alexandre Campos
Resumo: Atualmente existem milhares de formatos de redes estabelecidas por meio da Internet que estão transformando e inovando dia a dia o comportamento da sociedade contemporânea. O estudo apresenta pesquisas que evidenciam, por meio de números, o alto crescimento da rede mundial de computadores, tanto na quantidade de usuários quanto na diversidade de conteúdos, redes sociais e novas formas de interação no espaço que se tornou, conforme denominado por Lévy, o Espaço do Saber . A Internet já faz parte das tarefas rotineiras das pessoas, como comprar, vender, reclamar de produtos ou serviços, relacionar e entreter. O objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno do comércio eletrônico e compras coletivas e relacioná-los com a inteligência coletiva vislumbrada por Pierre Lévy. O trabalho apresenta casos de sites de compras coletivas como Groupon, Peixe Urbano e sites de apoio ao consumidor como o Procon e o Reclame Aqui, visando entender como estes interagem e atuam por meio das redes sociais como Facebook e Twitter e potencializam a reunião de pessoas e multidões a fim de adquirir benefícios e vantagens em determinadas situações corriqueiras da vida cotidiana. Analisa-se também o comportamento das empresas frente à mudança de paradigma dos consumidores e a transformação do comércio eletrônico ocasionados pelas redes sociais, buscando explorar algumas das novas estratégias adotadas diante desse novo cenário
Abstract: Currently there are thousands of networks formats established through the Internet that are transforming and innovating each day the behavior in contemporary society. The study shows researches that indicate, by numbers, the high growth of the World Wide Web, both in number of users and the diversity of content, social networks and new forms of interaction in the space that became, as named by Levy, "Space of Knowledge". The Internet has become part of the peoples s routine tasks, like buying, selling, complaining about products or services, relating and entertaining. The purpose of this paper is to analyze the phenomenon of e-commerce and group purchases and relate them to the collective intelligence envisioned by Pierre Lévy. The paper presents cases of collective buying sites like Groupon and Peixe Urbano sites and customer support as Procon and Reclame Aqui, in order to understand how they interact and work through social networks like Facebook and Twitter and became stronger people and crowds in order to gain benefits and advantages in certain common situations of daily life. It also examines the behavior of companies facing the change of the consumer paradigm and transformation of e-commerce caused by social networks, trying to explore some of the new strategies adopted facing this new situation
Palavras-chave: Redes Sociais
Inteligência coletiva
Comércio eletrônico
Compras coletivas
Atendimento ao consumidor
Social networks
Collective intelligence
Electronic commerce
Collective purchasing
Customer service
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Bressane, Eduardo Bueno. Analysis of collective intelligence applied to electronic commerce and social networks. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18112
Data de defesa: 10-Nov-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Bueno Bressane.pdf3,92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.