???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18113
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação da taxonomia dos objetivos educacionais a partir do uso dos registros do ambiente virtual de aprendizagem moodle: um estudo de caso de cursos realizados para organizações não governamentais pelo Projeto Prêmio Itaú Unicef
Autor: D'Oliveira, Thiago Cantarim 
Primeiro orientador: Getschko, Demi
Resumo: O trabalho se propõe a investigar de que forma os recursos de recolhimento de informações disponibilizados pelo sistema Moodle, como logs, relatório de atividades, perfil de usuário e questionários de avaliação, podem se tornar instrumento da avaliação de aprendizagem à luz da Taxonomia dos Objetivos Educacionais descrita por Benjamin Bloom como referencia para análise dos ganhos de aprendizagem dos alunos de cursos à distância. Serão analisados os dados de navegação dos alunos que são registrados pelo sistema Moodle em quatro categorias, Ver, Acrescentar, Atualizar e Cancelar. O trabalho tratará apenas alguns fatores da Taxonomia, os estudos do autor que dizem respeito às funções da avaliação, ditas como: diagnóstica, controle e classificação, entendidas no estudo como diagnóstica, formativa e somativa. Será destacada a avaliação somativa, possível por meio das ferramentas de controle dos dados de navegação dos usuários do Moodle durante a realização das atividades do curso. Essas ferramentas são constantemente utilizadas na avaliação em ambientes virtuais e fazem referência direta aos conteúdos trabalhados. Nesse estudo apresenta-se uma opção de analise, relacionando os dados aos objetivos educacionais do curso e estruturados a partir da taxonomia desses fatores. O estudo de caso do trabalho são os cursos realizados pelo projeto Prêmio Itaú-Unicef, na formação de dirigentes de organizações não governamentais de todo o Brasil, participaram desses cursos 2149 profissionais que realizam projetos com crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Foram oferecidos 10 cursos distribuídos em 56 turmas. Os dados obtidos nesses cursos serão apresentados e analisados utilizando a metodologia de Bloom e seu resultado servirá como alternativa para a intervenção de moderadores de cursos à distância no processo de ensino e aprendizagem do aluno. No trabalho é proposto um painel analítico exibindo os pontos exitosos e críticos de cada curso, que busca auxiliar na tomada de decisão dos gestores dos cursos nas mudanças e alterações necessárias para qualificar interação do aluno com o curso
Abstract: This study aims to investigate how the collection of information resources available through the Moodle, such as logs, activity reports, user profile and evaluation questionnaires, can become an instrument for the Taxonomy of Educational Objectives by Benjamin Bloom as described evaluation method, it being one of the references to the analysis of learning gains of participants in distance courses conducted via the web. Moodle describes the navigation data of the users into four categories, View, Add, Update and Cancel. We will understand only some factors here's Taxonomy, studies concerning the functions of evaluation, said as diagnostic, control and classification. In the work taken as diagnostic, formative and summative. Conceptually this study will focus on summative evaluation, made possible by the facilities found in the Moodle web systems that allow full control of user navigation. Constantly used tool in the evaluation in virtual environments are questionnaires that make direct reference to the contents worked. But still emerging studies that discuss the range of evaluation in virtual environments, considering all its stages. The case study research are the courses conducted by the project Itaú-Unicef Award, 2149 professionals attended these courses non-governmental organizations that make some kind of working with children and adolescents 0-18 years. We offered 10 courses distributed in 56 classes. The data obtained in these courses were analyzed using the method of Bloom and its aftermath served as input for management intervention courses at the moment that a certain behavior is identified. At the end we hope to obtain an analytical panel where you can view the successful and critical points of each course, assisting in the decision making of managers in the course changes and changes necessary to further serve the public project
Palavras-chave: ONG
Avaliação
Moodle
Taxonomia
Educação
Sistemas
NGO
Evaluation
Taxonomy
Education
Systems
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: D'Oliveira, Thiago Cantarim. Aplicação da taxonomia dos objetivos educacionais a partir do uso dos registros do ambiente virtual de aprendizagem moodle: um estudo de caso de cursos realizados para organizações não governamentais pelo Projeto Prêmio Itaú Unicef. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18113
Data de defesa: 10-Nov-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Cantarim D Oliveira.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.