???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18121
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial
Autor: Lopes, Fernando José 
Primeiro orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar, por meio de pesquisa exploratória, a possibilidade de utilizar um meio virtual de aprendizagem dentro de uma instituição de ensino superior como colaboração para uma proposta construtivista de aprendizagem ao ensino presencial. A pesquisa tornou mais objetiva e significativa a proximidade com as teorias construtivistas da aprendizagem abordadas por Vygotsky, Piaget, Wallon e Ausubel que auxiliaram na compreensão do objeto de estudo, no caso a abordagem das teorias construtivistas em sala de aula, utilizando o AVA como mediador de conteúdo. O tema foi escolhido como justificativa a pesquisa da utilização do AVA das Faculdades Flamingo como forma de mediar a proporcionar condições para que os docentes trabalhem a abordagem construtivista da aprendizagem no ambiente presencial de aprendizagem. Serão apresentadas as características dos ambientes virtuais de aprendizagem e, a partir disso, serão exploradas as teorias da aprendizagem e, mais especificamente, as ligadas à abordagem construtivista. Serão apresentados os principais pensamentos de cada autor e o que eles pensam sobre a construção do conhecimento, sobre a aprendizagem significativa, enfim, sobre uma educação transformadora. Por último, será mostrada uma pesquisa exploratória realizada nas Faculdades Flamingo, com 25 docentes, dos 300 existentes na instituição, de várias áreas do conhecimento, com o intuito de verificar a contribuição do AVA para uma educação que visa à abordagem construtivista em um meio presencial de ensino. A pesquisa foi realizada com dados obtidos nas Faculdades Flamingo, especificamente com questionários que procuraram desvelar como os professores utilizam a AVA em prol de uma abordagem construtivista no meio presencial de educação. O que se pode observar é que os docentes utilizam o AVA para oferecer materiais para serem trabalhados pelos alunos em sala de aula em uma abordagem construtivista de aprendizagem. Para tanto, implementam ações capazes de desencadear o processo de construção do conhecimento a partir da equilibração e com a interação com o meio e com o professor-mediador
Abstract: Este trabajo pretende estudiar, a través de la investigación exploratoria, la posibilidad de utilizar un entorno virtual de aprendizaje dentro de una institución de educación superior como colaboración para una propuesta de aprendizaje constructivista a la enseñanza presencial. La investigación fue más objetiva y la proximidad a las teorías constructivistas de aprendizaje cubiertos por Piaget, Wallon, Vygotsky y Ausubel que han ayudado a la comprensión del objeto de estudio, en el caso del enfoque de las teorías constructivista en el aula, usando al AVA como mediador de contenido. El tema fue elegido como investigación de fondo usando Dio AVA de Flamingo colegios como una forma de mediar para proveer condiciones para profesores trabajar el constructivismo del aprendizaje en el aula de medio ambiente de aprendizaje. Se presentarán las características de los entornos de aprendizaje virtuales y, desde allí, será exploradas teorías de aprendizaje y, más específicamente, aquellos vinculados al enfoque constructivista. Se presentarán los pensamientos principales de cada autor y lo que piensan sobre la construcción del conocimiento, el aprendizaje significativo, de todos modos, en una educación transformadora. Por último, se le mostrará una investigación exploratoria realizada en colegios con 25 profesores, Flamingo de 300 existentes en la institución, varias áreas de conocimiento, con el fin de verificar la contribución de la AVA a una educación que tiene como objetivo el enfoque constructivista en un ambiente de cara a cara. La encuesta se realizó con datos de colegios Flamingo, específicamente con cuestionarios que buscaba dar a conocer cómo los maestros usan a AVA hacia un enfoque constructivista en la persona del medio. Lo que se puede ver es que los maestros usan al AVA para proporcionar materiales para ser resueltos por los alumnos en el aula en un constructivista de aprendizaje. Para ello, implementar acciones capaces de desencadenar el proceso de construcción del conocimiento desde el equilibrio y la interacción con el medio ambiente y con el maestro
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação
Ambiente
Construtivista
Aprendizaje
Educación
Medio ambiente
Constructivista
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Lopes, Fernando José. Teorias da aprendizagem construtivistas: uma proposta de ensino utilizando ambientes virtuais de ensino aprendizagem para propor uma abordagem construtivista no ensino presencial. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18121
Data de defesa: 4-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Jose Lopes.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.