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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise da geolocalização e gameficação para o desenvolvimento de aplicações móveis
Título(s) alternativo(s): An analysis of geolocation and gamefication for mobile application development
Autor: Coelho, Rafael Cortat 
Primeiro orientador: Silva, Alexandre Campos
Resumo: Desde que a Web 2.0 foi criada, o papel do internauta sofreu fortes mudanças, culminando na experiência do usuário marcada pela produção de conteúdo e pela colaboração. Com o suporte de dispositivos móveis dotados de cada vez mais recursos, a colaboração se tornou uma realidade nos mais variados segmentos da sociedade, que passaram a se valer das novas possibilidades trazidas pelas aplicações móveis. Nota-se, nesse contexto, uma forte demanda pelo recurso da geolocalização, uma vez que cresce a prática caracterizada pela interação de grupos que dividem mesmo que temporariamente uma mesma região geográfica. Dessa forma, surge a tríade SoLoMo (social, local, móvel), assunto central deste trabalho. Em complemento, percebe-se o crescimento da incorporação de elementos de jogos nos ambientes digitais, característica chamada de gameficação , termo advindo de game (jogo). Esse reforço se justifica pelo fato de se tratar de um artifício capaz de motivar os usuários a interagir mais e melhor com o ambiente e com outros usuários. Dentre as aplicações que exploram todas essas características, destaca-se o Foursquare, rede social que permite ao usuário indicar sua localização em tempo real. Dessa forma, tornou-se pertinente ao trabalho, também, a análise dessa ferramenta, dada a sua importância para o mercado. O objetivo desta pesquisa, de metodologia exploratória descritiva, pauta-se, pois, em evidenciar de que forma esse cenário interfere e incentiva o desenvolvimento de aplicações móveis. Para isso, a dissertação foi conduzida, inicialmente, com base nas contribuições de Pierre Levy, André Lemos e Lucia Santaella sobre colaboração, redes sociais e inteligência coletiva. E num momento posterior, as contribuições de Martha Gabriel, Raquel Recuero e das duplas Hugo Fuks & Mariano Pimentel e Gabe Zichermann & Christopher Cunningham, sobre temas mais específicos complementaram a fundamentação teórica
Abstract: Since Web 2.0 has been created, the users role has faced massive changes, leading to a type of user experience characterized by the content generation and collaboration. Supported by modern mobile devices powered with advanced functions, collaboration became a reality in several segments of society, which now takes advantage of the new opportunities brought by mobile applications. In this context, a strong demand for geolocalization feature can be observed, as the practice characterized by the interaction of groups that share even temporally the same geographical region continuously grows. Thereby, the triad SoLoMo (social, local, mobile) is inserted into the scenario and becomes the main topic of this research. In addition to this, we can detect the growth of the incorporation of game mechanics into digital environments, a characteristic called gamification , which derives from the word game . This enhancement is relevant since it is an artifice able to motivate users to interact more and better with the environment and with other users. Among the applications that exploit all these features, Foursquare, which is a social network that allows users to indicate where they are at a certain moment, deserves full attention. Thus, it s relevant for this research to include an analysis of this tool, given its importance to the market. Therefore, the purpose of this research, which has a descriptive exploratory methodology, is to evidence how this scenario affects and encourages the development of mobile applications. In order to accomplish this, the research was conducted based on the contributions of Pierre Levy, André Lemos and Lucia Santaella on collaboration, social networking and collective intelligence. Further, the contributions of Martha Gabriel, Rachel Rechuero and the duos Hugo Fuks & Mariano Pimentel and Gabe Zichermann & Christopher Cunningham on more specific topics complemented the theoretical foundation
Palavras-chave: Redes sociais
Mobilidade
Colaboração
Gameficação
Geolocalização
Social networks
Mobility
Collaboration
Gamefication
Geolocalization
Mobile apps
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Coelho, Rafael Cortat. An analysis of geolocation and gamefication for mobile application development. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18122
Data de defesa: 29-May-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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