???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18131
Tipo do documento: Dissertação
Título: Novas tecnologias na educação: uma análise do Moodle do Nuteia
Autor: Cruz Junior, José Antonio Fonteles 
Primeiro orientador: Bastos, Marcus Vinícius Fainer
Resumo: Com o advento das novas tecnologias, rotinas e esferas sociais são afetadas. A sociedade sempre buscou desenvolver tecnologias que servissem de ferramenta para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas. Todas as tecnologias desenvolvidas até então trouxeram como consequência impactos no caminhar dessa sociedade e com as novas tecnologias não está sendo diferente. Entretanto, as influencias e mudanças que estes aparatos impõem sobre a sociedade contemporânea possuem características singulares e, além disso, seu campo de impacto é gigantesco devido as suas inúmeras aplicabilidades nas esferas sociais. O objetivo deste trabalho, no primeiro momento, é entender este cenário contemporâneo partindo das análises teóricas de Castells, Levy, Santaella, Lemos e Recuero. Após entendida esta sociedade atual, partimos para a análise teórica dos impactos destas novas tecnologias no campo da educação. Para isso, Moran e Machado serão os principais teóricos. Por fim, após visualizar, de forma teórica e prática, através de pesquisas de institutos e periódicos reconhecidos, chegamos ao grande objetivo que é analisar de forma prática, mas com embasamento teórico, como o IESAM (instituito de ensino superior da Amazônia), através do Moodle, se apropia de uma nova tecnologia para fins pedagógicos e comunicacionais para o ensino superior
Abstract: With the expansion of the new technologies, routines and social spheres are affected. The society always develop technologies that served of tool for the realisation of tasks, of the more Simple to the most complex. All the technologies developed until then brought like consequence impacts in the walk of this society and with the new technologies It is not being different. However, the leverage and changes that these devices impose on the contemporary society possess singular characteristics and, besides that, His field of impact is gigantic owed his countless applicabilities in the social spheres. The aim of this work, in the first moment, is to understand this contemporary stage splitting of the theoretical analyses of Castells, Levy, Santaella, Read and Recuero. After understood this current society, split for the theoretical analysis of the impacts of these new technologies in the field of the education. For this, Moran and Machado will be the main theorists. At last, after visualising, of theoretical and practical form, through investigations of institutes and newspapers recognised, arrive to the big aim that is to analyse of practical form, but with knowledge theoretical, like the IESAM (instituito Of upper education of the Amazônia), through the Moodle, if use of a new technology for pedagogical ends and communicational for the upper education
Palavras-chave: Moodle
Novas tecnologias
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Educação
Comunicação
Moodle
New technologies
Virtual environment of learning
Education
Communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Cruz Junior, José Antonio Fonteles. Novas tecnologias na educação: uma análise do Moodle do Nuteia. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18131
Data de defesa: 25-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Antonio Fonteles Cruz Junior.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.