???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multiplicidades: sentido, consistência e historicidade do projeto estético livro-objeto de arte n-1 em suas variações
Autor: Caccuri, Adriana 
Primeiro orientador: Peixoto, Nelson Brissac
Resumo: A experimentação das ideias e conceitos aplicados levam a constantes modificações durante o processo desta pesquisa. Ao investigar a aplicabilidade do conceito de Multiplicidades de Deleuze e Guattari, especificadamente a de figura 3: livro rizoma, na elaboração de um livro-objeto de arte e suas variações, procuram-se soluções para o desenho e para o discurso. Uma base teórica, experiencial e simbólica, em uma estrutura aberta e modificável, integra neste trabalho o imprevisto, acreditando em um sujeito capaz de aprender, inventar e se criar em forma constante. Há espaço para os erros e para as incertezas que emergem neste caminho que busca uma produção estética com a seguinte pergunta: o design do objeto-livro de arte e suas variações pode se revelar em sua forma e atuar como verificação dos conceitos, critérios e valores, permitindo o fluxo entre teoria e práxis, na procura de que este objeto estético, livro-objeto-de-arte, venha a representar uma síntese entre ambas? Na sua forma de organização, nos intercâmbios entre a prática criativa e sua metalinguagem, esta pesquisa buscou enfrentar o desafio que a questão enunciada encerra
Abstract: The experimentation of ideas and applied concepts led to permanent change during the elaboration of this work. While investigating the possibility of applying the concept of Multiplicities developed by Deleuze and Guatari, especially the Figure 3: rhizome book, on the creation of a book-object of art and its variations, solutions for the design and the speech were searched. A theoretical basis, empiric and symbolic, in an open and modifiable structure, supports in this work the unforeseen, trusting there is a human being that is able to learn, invent and self recreate in a constant manner. There s room for both the mistakes and uncertainties that emerge along the search path for an aesthetic production with the following query: the design of the object-book o f art and its variations may show up its shape and provide verification of concepts, criteria and values, allowing the flow of theory and praxis on the search for this aesthetic object, book-object of art, so that it can represent the synthesis of the two of them? On its organization, through the interchange between the creative practice and meta-linguistics, this research focused on facing the challenge proposed on the central question
Palavras-chave: Multiplicidades
Design tecnológico
Multiplicites
Perception
Aesthetic
Technological design
Desenho
Estetica
Percepcao
Tecnologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Caccuri, Adriana. Multiplicidades: sentido, consistência e historicidade do projeto estético livro-objeto de arte n-1 em suas variações. 2009. 192 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18245
Data de defesa: 7-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Caccuri.pdf86,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.