REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18259
Tipo: Dissertação
Título: Meios de comunicação e interatividade com a TV digital: um estudo sobre suas possibilidades de uso no processo de ensino/aprendizagem
Autor(es): Santos, Paulo César dos
Primeiro Orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: Os meios de comunicação podem desempenhar um papel importante na educação brasileira se forem utilizados de forma adequada. Há anos o jornal escrito, o rádio, a televisão, o vídeo e o computador são utilizados como recursos didáticos nas escolas. Com o surgimento da TV Digital Interativa (TVDI), novas possibilidades podem ser exploradas com a interatividade desta mídia dentro do contexto educacional. Esta pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem, porém, desde a implantação inicial destas tecnologias na escola, muitas dificuldades têm sido encontradas pelos professores na sua utilização. Esta pesquisa faz um estudo sobre a utilização destes meios e foca no uso da televisão, retratando um pouco do uso da TV Escola e da TV Escola Digital Interativa (TVEDI). A presente pesquisa foi realizada com princípios metodológicos de abordagem qualitativa e com objetivos descritivos, observando e analisando algumas escolas públicas que utilizaram as referidas TVs. Segundo os dados pesquisados os resultados obtidos com o uso das duas TVs não foram satisfatórios, devido a problemas encontrados, tais como: estrutura física inadequada, manutenção inadequada nos equipamentos, falta de capacitação dos professores e a falta de definição de objetivos claros, alinhados com o plano pedagógico das escolas. Considerando que estes problemas perduram desde o início da implantação das tecnologias da informação e telecomunicação (TIC) na educação, pensamos que, se medidas adequadas não forem tomadas no sentido de resolver tais problemas, os mesmos vão se repetir na adoção educacional da TVDI e qualquer outra tecnologia que venha surgir
Abstract: Communication means, if properly applied, can play an important role in Brazilian Education. Newspapers, radios, TVs, video players and computers have been used as teaching resources in schools for years. Since the invention of Digital Interactive TV (TVDI) new potentialities can be explored based on its interactivity within the educational context. Despite its potential to contribute in the teaching/learning process, teachers have faced a lot of difficulties to deal with it since the initial employment of that technology in school. This research investigates the use of these media and concentrates in the TV as a teaching tool by somewhat revoking the use of TV School and School Interactive and Digital TV (TVEDI). The current research was accomplished under methodological grounds of qualitative approach and descriptive purposes, by observing and analyzing some public schools that make use of such TVs. According to the researched data the outcome achieved from the use of both TVs was not satisfactory, due to problems, such as inadequate building framework, deficient maintenance support of the equipments, lack of qualified teachers and unclear purposes lined up according the pedagogical plans of the schools. Taking into consideration that those problems take place since the introduction of the Information and Communication Technologies (ICTs) in education, we believe that, if appropriate measures were not taken to solve those problems, they will also occur in the employment of TVDI for educational purposes as well as in the employment of any other technology to come
Palavras-chave: TV digital
Interatividade
Meios de comunicação
Interactivity
Communication means
Teaching
Learning
Aprendizagem
Ensino
Multimidia interativa
Televisao digital
Televisao interativa
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Santos, Paulo César dos. Meios de comunicação e interatividade com a TV digital: um estudo sobre suas possibilidades de uso no processo de ensino/aprendizagem. 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18259
Data do documento: 24-Fev-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Cesar dos Santos.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.