???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18498
Título: A formação do professor que atua na escola para surdos
Autor: Bezerra, Tiago Codogno
Primeiro orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Primeiro coorientador: Vieira, Maria Ines da Silva
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma formação adequada aos professores que atuam na educação de Surdos. Os direitos dos Surdos na educação ainda não são respeitados pelos docentes nas práticas escolares. Em 2002 a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi reconhecida e oficializada em decreto presidencial, indicando que as necessidades lingüísticas dos surdos devem ser respeitadas. Mediante observação realizada durante os estágios em escola especial para Surdos pude constatar que os professores não estão capacitados adequadamente para promover uma educação de qualidade, bem como se comunicar. Segundo o Decreto Lei nº 5.626 de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 2002 diz que os docentes das instituições de ensino da educação aos surdos devem saber e ter formação adequada para viabilizar o acesso à comunicação dos surdos, à informação e à educação dos alunos Surdos. Nesse sentido busco elaborar uma assessoria aos professores que possa, além da aprendizagem da Língua de Sinais para poder viabilizar a comunicação com seu aluno Surdo possa, de fato, inclui-lo no mundo do conhecimento, obtenha conhecimento da Historia da Educação de Surdos, sua língua, comunicação, cultura, identidade e comunidade a que pertencem. Com esse objetivo meu trabalho aborda todos esses tópicos necessários que deverão fazer parte do conteúdo da assessoria planejada
Palavras-chave: Surdo
LIBRAS
Educação
Formação
Professor
Comunicação
Professores -- Formacao profissional
Professores para surdos
Lingua Brasileira de Sinais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Bezerra, Tiago Codogno. A formação do professor que atua na escola para surdos. 2006. 73 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18498
Data de defesa: 29-Nov-2006
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tiago.pdf514,41 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.