???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18503
Título: Gestão na sala de aula: um trabalho participativo - reflexões
Autor: Santos, Divina de Fátima dos
Primeiro orientador: Espósito, Vitória Helena Cunha
Primeiro coorientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre gestão participativa na sala de aula, apoiado nas técnicas psicodramáticas do Jornal Vivo de Moreno, exploramos as possibilidades do uso de artigos de jornal como material didático de apoio em sala de aula, a fim de facilitar a alfabetização. Este estudo foi realizado em uma das unidades educacionais da rede SESI-SP - Serviço Social da Indústria ao longo do ano de 2007, com alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos que freqüentam o P.A.I. - Programa de Alfabetização Intensiva. Como resultado observamos que este trabalho permitiu aos alunos desenvolver a capacidade de fazer sua auto-análise, bem como a de poder ver-se na sociedade, mesmo sendo ele produto de um ato social, fazendo-o pensar em si mesmo, como sujeito e ao mesmo tempo, perceber-se na sua condição de cidadão, numa atitude crítica para com a vida humana e seus valores
Abstract: The objective of this paper is to present a study on participatory management in the classroom supported by Moreno´s Living Newspaper psychodrama techniques. We explored the possibilities of using newspaper articles inside the classroom as didactic support material with the objective of facilitating literacy. This study was carried out in one of the educational units of SESI-SP - Serviço Social da Indústria ( SESI-SP - Industry Social Service ) along the year of 2007 with students from EJA - Educação de Jovens e Adultos ( EJAYoung Adults and Adults Education ) who attend PAI - Programa de Alfabetização Intensiva ( PAI Intensive Literacy Program ). As a result, we observed that this work allowed students to develop the ability to make their auto-analysis, as well as to see themselves as members of a society, even being the product of a social act, making them think in themselves as subjects and, at the same time, perceiving themselves in their citizen condition, in a critical attitude towards human life and its values
Palavras-chave: Jornal Vivo
Educação de adultos
Alfabetização
Autonomia
Living Newspaper
Adults education
Literacy
Autonomy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18503
Data de defesa: 21-Nov-2007
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
divina.pdf53,28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.