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Título: Análise das práticas administrativas da Escola Experimental Irmã Catarina
Autor: Vale, Andréa Loncarowich Niss do
Primeiro orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado
Resumo: Este trabalho relata a pesquisa sobre as características da prática administrativa da Escola Experimental Irmã Catarina. Tem como objetivos reconhecer na prática administrativa da escola características das diversas teorias administrativas e categorizar os dados no paradigma tradicional ou emergente. A Gestão Democrática, proposta pela LDB, propõe a participação de todos os professores na elaboração do Projeto Político Pedagógico e de todos os setores da escola e comunidade em Conselhos Escolares, o que pode definir, influenciar e melhorar o comportamento de funcionários, relação com pais e comunidade e conseqüentemente a assiduidade e aprendizagem dos alunos. Fiz a pesquisa, através da observação da atuação e relação entre os diversos setores da escola, utilizei como instrumento de pesquisa questionários respondidos pela Diretora e um pai de aluno e análise documental do Projeto Político Pedagógico. A análise dos dados demonstrou que a gestão administrativa da escola apresenta características da Teoria de Administração Científica e Behaviorismo que caracterizam, segundo Bordignon (2004), o paradigma tradicional/ vigente, pelo fato da escola apresentar hierarquia, relações verticais, decisões centralizadas, espaços individualizados e definição rigorosa de cargos e funções. Em virtude dessas evidências, apresento uma proposta de intervenção, propondo uma pesquisa sobre as características da estrutura administrativa e capacitação de direção e professores sobre Gestão Democrática
Palavras-chave: Prática administrativa
Teorias administrativas
Paradigma vigente e emergente
Gestão democrática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Vale, Andréa Loncarowich Niss do. Análise das práticas administrativas da Escola Experimental Irmã Catarina. 2007. 38 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18504
Data de defesa: 27-Nov-2007
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

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