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dc.creatorVale, Andréa Loncarowich Niss dopt_BR
dc.contributor.advisor1Hessel, Ana Maria Di Gradopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:49:57Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:21Z-
dc.date.available2008-03-13pt_BR
dc.date.issued2007-11-27pt_BR
dc.identifier.citationVale, Andréa Loncarowich Niss do. Análise das práticas administrativas da Escola Experimental Irmã Catarina. 2007. 38 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18504pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata a pesquisa sobre as características da prática administrativa da Escola Experimental Irmã Catarina. Tem como objetivos reconhecer na prática administrativa da escola características das diversas teorias administrativas e categorizar os dados no paradigma tradicional ou emergente. A Gestão Democrática, proposta pela LDB, propõe a participação de todos os professores na elaboração do Projeto Político Pedagógico e de todos os setores da escola e comunidade em Conselhos Escolares, o que pode definir, influenciar e melhorar o comportamento de funcionários, relação com pais e comunidade e conseqüentemente a assiduidade e aprendizagem dos alunos. Fiz a pesquisa, através da observação da atuação e relação entre os diversos setores da escola, utilizei como instrumento de pesquisa questionários respondidos pela Diretora e um pai de aluno e análise documental do Projeto Político Pedagógico. A análise dos dados demonstrou que a gestão administrativa da escola apresenta características da Teoria de Administração Científica e Behaviorismo que caracterizam, segundo Bordignon (2004), o paradigma tradicional/ vigente, pelo fato da escola apresentar hierarquia, relações verticais, decisões centralizadas, espaços individualizados e definição rigorosa de cargos e funções. Em virtude dessas evidências, apresento uma proposta de intervenção, propondo uma pesquisa sobre as características da estrutura administrativa e capacitação de direção e professores sobre Gestão Democráticapor
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dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35325/andrea.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática administrativapor
dc.subjectTeorias administrativaspor
dc.subjectParadigma vigente e emergentepor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise das práticas administrativas da Escola Experimental Irmã Catarinapor
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