???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18514
Título: O papel do educador da terceira idade
Autor: Marconi, Bruna 
Primeiro orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado
Resumo: Atualmente, a parcela da população que pertence à denominada terceira idade cresce continuadamente. Este fenômeno social ocorre em todo o mundo e consigo traz inúmeras mudanças para as quais a sociedade deve se preparar, com o objetivo de enfrentá-las de maneira sustentável, crítica e solidária. A questão que se coloca sobre nós é como reinserir o idoso numa sociedade excludente, que o despreza e desvaloriza. Como educadores, devemos oferecer programas significativos e concretos, pensados por profissionais preparados e engajados. O objetivo desta pesquisa é saber qual é o papel destes novos educadores e como fazê-los se relacionarem de forma positiva e diferenciada com alunos idosos, que já trazem consigo uma grande bagagem de experiência e conhecimento. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa se compõe de duas partes: primeiro foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema tratado. Importantes autores e pesquisadores sobre o envelhecimento e a educação me deram subsídios para elaborar o referencial teórico como Beauvoir, Cachioni, Debert e Alves. Em seguida foram elaborados dois questionários com questões abertas, um direcionado para cinco professores e o outro para cinco alunos da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP. Por meio deles, pude saber as opiniões dos sujeitos da pesquisa sobre qual é o papel e quais são as competências necessárias para o educador da terceira idade. A análise dos dados coletados mostra que ambos os grupos questionados concordam que existe a necessidade de uma formação especial para os professores de idosos, dado que estes são alunos com necessidades e interesses particulares, diferentes do que a educação está acostumada a oferecer para os jovens. O novo modelo de educador desta faixa etária deve dominar os conteúdos e a metodologia pela qual irá lecionar, além de ser paciente, acolhedor e, acima de tudo, ter muito prazer e alegria no que faz
Palavras-chave: Qualidade de vida
Educação
Envelhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Marconi, Bruna. O papel do educador da terceira idade. 2007. 43 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18514
Data de defesa: 27-Nov-2007
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bruna marconi.pdf154,29 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.