???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18527
Título: Projeto Esporte Talento: como os educandos significam sua participação
Autor: França, Cecília Ferrari 
Primeiro orientador: Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Resumo: Atualmente, o esporte pode ser visto para além das atividades esportivas em si, podendo ser considerado como um fenômeno sociocultural. Diante disso, tem assumido um importante papel dentro da educação, uma vez que através dele as crianças podem desenvolver competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Acreditando neste potencial educacional do esporte, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu o Projeto Esporte Talento (PET), local onde foi realizada a presente pesquisa. Desde 1995, o PET trabalha com o intuito de possibilitar uma melhora da qualidade de vida para crianças e adolescentes de baixa renda através de atividades esportivas. Este estudo tem por objetivo compreender os sentidos e significados que dois educandos do PET atribuem à sua vivência no projeto. Trata-se de uma pesquisa de perspectiva Sócio-Histórica. A análise dos dados, obtidos através de entrevista semi-dirigida, foi organizada em núcleos de significação, a partir dos temas que se mostraram mais relevantes nos discursos dos sujeitos. Assim, apreende-se que ser educando do PET envolve processos permeados por transformações e contradições. Espaço onde vivenciam diversos aprendizados, que vão além da prática esportiva, o projeto mostra-se muito importante para a formação e desenvolvimento pessoal dos sujeitos, sendo por eles colocado como uma alternativa a ficar na rua, local significado como perigoso e vazio de aprendizados. Ao mesmo tempo, é possível apreender aspectos bons de ficar na rua e que, hoje em dia, por não estarem mais neste espaço com tanta freqüência, podem representar perdas. Aponta-se a necessidade de criar, cada vez mais, condições para que as ruas e os espaços públicos sejam educativos de forma que todos possam usufruir das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e entretenimento
Palavras-chave: Projeto Esporte Talento
Educação
Sócio-histórica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: França, Cecília Ferrari. Projeto Esporte Talento: como os educandos significam sua participação. 2007. 72 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18527
Data de defesa: 30-Nov-2007
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cecilia Ferrari Franca.pdf307,54 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.