???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1854
Tipo do documento: Dissertação
Título: A religião e a formação do cidadão: um estudo sobre a obra Ensino religioso e ensino leigo de Leonel Franca
Autor: Conceição, Fabiana Cristina da 
Primeiro orientador: Passos, João Décio
Resumo: O objetivo desse trabalho é discutir a importância do Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras a partir da obra Ensino Religioso e Ensino Leigo de Leonel Franca publicada em 1931 com a finalidade de garantir constitucionalmente o retorno do Ensino Religioso nas escolas. Leonel Franca empenhou-se a fim de reinseri-lo nos bancos escolares por acreditar que tal ensino é indispensável à formação moral do cidadão. Sua obra traz elementos acerca da educação moral e de sua interferência no âmbito social. Utiliza pesquisas empíricas e deixa sempre em evidência que as sociedades adeptas ao Ensino Religioso tinham números de criminalidade muito baixos em comparação com as escolas laicizadas, resultado de uma educação integral que auxilia na formação da consciência moral sendo esta uma questão ético-religiosa que repercute na vida social. Desse modo é imprescindível que o aluno encontre respostas a questionamentos que todo o ser humano se faz durante a sua vida, no que se refere a sua finalidade, destino e além-túmulo. Esse trabalho preocupou-se em considerar o contexto ao qual o autor esteve inserido, bem como as principais influências que nortearam o seu trabalho
Abstract: The objective of this paper is to discuss the importance of the religious teaching in Brazilian public schools based on the book "Lay Religious Education and Teaching" by Leonel Franca, published in 1931 in order to constitutionally guarantee the return of religious education in schools. Leonel Franca strove to reinsert religious education believing that the religious teaching is indispensable for the moral formation of the citizen. His work brings elements about moral education and it s interference in social scope. It uses empirical research and leaves in evidence showing a society that had religious teachings had a low index of criminal activity compared to the ones which did not. The result of a comprehensive education like this helps in the formation of moral conscience, thus being an ethical-religious question that resonates in social life. Therefore, it is essential for the student to find answers to the questions that every human being asks themselves during their lives pertaining to life s end, our destiny and afterlife. This work was concerned with considering the context in which the author used; and also the main influences that guided his work
Palavras-chave: Leonel Franca
Ensino religioso
Escolas públicas brasileiras
Educação
Religião
Religious teaching
Brazilian public schools
Education
Religion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Conceição, Fabiana Cristina da. A religião e a formação do cidadão: um estudo sobre a obra Ensino religioso e ensino leigo de Leonel Franca. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1854
Data de defesa: 11-Jun-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Cristina da Conceicao.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.