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Título: Práticas educativas coercitivas: modificações no repertório de práticas educativas parentais obtidas através de um trabalho de grupo orientado pela análise do comportamento
Autor: Matheus, Natália
Primeiro orientador: Assis, Fátima Regina Pires de
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar se uma intervenção em grupo com pais produzia modificações nas práticas educativas utilizadas pelos participantes na interação com seus filhos. Na Introdução o tema da punição no contexto familiar é apresentado sob a justificativa de ser um método educativo e os problemas decorrentes desta prática encontrados na literatura. Foram realizados 10 encontros com 5 participantes, os dados quantitativos foram coletados através do Inventário de Estilos Parentais (Gomide, 2006) em três avaliações - Inicial (no primeiro encontro), Final (no décimo encontro) e Follow Up (um mês após o término dos encontros); para a coleta de dados qualitativos foram registradas as falas dos participantes durante os encontros. Os temas mais discutidos no grupo foram (a) desobediência dos filhos e não realização de tarefas, (b) castigos já usados pelos participantes e alternativas possíveis, (c) a relação entre fazer por obrigação e fazer por prazer, (d) as conseqüências das interações positivas e negativas entre pais e filhos, e ainda, (e) a frustração dos participantes em relação à lentidão da mudança dos comportamentos. Os resultados obtidos mostram que após a intervenção os participantes passaram a relatar fazer uso mais freqüente das práticas positivas e menos das negativas, porém, apenas em 50% dos casos esta melhora referida no repertório das práticas educativas se manteve na avaliação de follow up. Os resultados foram discutidos com base nas perspectivas do behaviorismo radical sobre o relato verbal
Palavras-chave: Práticas educativas
Educação pais e filhos
Coerção
Análise do comportamento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Matheus, Natália. Práticas educativas coercitivas: modificações no repertório de práticas educativas parentais obtidas através de um trabalho de grupo orientado pela análise do comportamento. 2007. 95 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18547
Data de defesa: 23-Nov-2007
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