???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18555
Título: Os textos de divulgação científica numa formação de professores: uma ação da fonoaudiologia
Autor: Afonso, Merianne de Fátima Bondezan 
Primeiro orientador: Mori-de Angelis, Cristiane Cagnoto
Resumo: Introdução: A atuação do fonoaudiólogo na área educacional coincide com a constituição da Fonoaudiologia há mais de 70 anos e, neste período, muitas mudanças marcaram as práticas fonoaudiológicas na escola. Desde a década de 1990, encontram-se atuações guiadas pela idéia de promoção de práticas letradas e de fomento à variedade de textos para leitura e produção. Com base nestes princípios, foi realizada uma ação de formação destinada a 20 professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Barueri que se realizou em 10 encontros de 4 horas de duração cada um. Esta pesquisa dedicouse aos dois últimos encontros desta ação de formação. Teoria: Neste trabalho adotou-se uma teoria enunciativo-discursiva para explicar a linguagem, com ênfase nas noções de letramento, esferas de circulação da língua e gêneros do discurso. Quanto à relação entre desenvolvimento e aprendizado, adotaram-se os pressupostos sócio-construtivistas. Objetivo: Elaborar uma Unidade Didática que levasse os professores à compreensão da esfera científica e de alguns gêneros que aí circulam, enfatizando as capacidades de leitura implicadas. Metodologia: Seleção de gêneros discursivos que circulam na esfera de divulgação científica (verbetes, artigos de vulgarização científica, notícia e nota de divulgação científica, texto didático e relato de experiência científica) e elaboração de atividades de leitura e produção de textos que propiciassem a compreensão das noções de esfera de circulação da língua e gêneros discursivos, bem como a apropriação das capacidades que devem ser contempladas na leitura de um texto. Resultados: A Unidade Didática foi elaborada em duas partes. Ns primeira parte, por meio da projeção de slides, buscou-se a caracterização da esfera científica. Na segunda parte, por meio de atividades de leitura e produção de textos, buscamos explorar alguns gêneros de divulgação científica, focalizando as capacidades de leitura implicadas e alguns procedimentos de produção textual. Considerações finais: Os professores foram capazes de caracterizar a esfera científica, elencando com precisão os atores, as atividades, os interesses e os gêneros desta esfera. Também reconheceram as principais capacidades leitoras implicadas nas questões de leitura. Os professores não reconheciam a assessoria fonoaudiológica nos moldes da ação de que participaram, mas aprovaram o trabalho realizado, de modo que poderão divulgar esta nova forma de atuação fonoaudiológica nas escolas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Afonso, Merianne de Fátima Bondezan. Os textos de divulgação científica numa formação de professores: uma ação da fonoaudiologia. 2007. 58 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18555
Data de defesa: 5-Dec-2007
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Merianne de Fatima Bondezan Afonso.pdf436,64 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.