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Título: A relação mãe ouvinte e filho surdo na cena de alimentação
Título(s) alternativo(s): The relationship hearing mother/deaf child at feeding scene
Autor: Petrosino, Daniela Scalon Oliveira; Rossanna 
Primeiro orientador: Santos, Teresa Maria Momensohm dos
Resumo: Sabemos que pais de crianças deficientes auditivas tendem a não se comunicar com seus filhos, e poucos fazem o uso da linguagem oral com essas crianças. Alguns estudos mostram que toda criança com problema de linguagem, ou de comunicação pode apresentar problemas na alimentação. Esse trabalho tem como objetivo analisar a relação mãe ouvinte/filho surdo na cena de alimentação. Para realização desse estudo foram entrevistados seis pais, ouvintes, de crianças deficientes auditivas de dois a quatro anos em uma clínica privada. O roteiro de perguntas foi elaborado contendo questões abertas sobre alimentação e comunicação, que foram analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que a alimentação em si só é normal, as crianças comem bem e não apresentam problemas para se alimentarem. Mas ao longo dos discurso dos pais fica explícito que poucos dirigem a palavra a seus filhos, argumentando que como seus filhos não ouvem não precisam ter essa atitude. Muitos pais demonstram os sentimentos de sofrimento, medo e insegurança em relação ao futuro do seu filho pela falta de comunicação, mas nada relacionado à alimentação. Como conclusão, verificamos que Discurso do Sujeito Coletivo nos possibilitou constatar que em um processo terapêutico as questões do dia-a-dia da família precisam ser discutidas
Abstract: We know that hearing parents of deaf children towards not having a good communication with their children. Some studies had shown that every child with speech/language disorders presents feeding problems. The goal of this research is to analyze the relationship between hearing parents with their deaf child during the feeding scene. In order to do this study, six hearing parents of deaf children were interviewed in a private clinic. The questionnaire was elaborated in open set format about feeding and communication and answers were analyzed through the Collective Subject perspective. Results showed that all parents at the first moment say that feeding process of their child is normal, but careful analysis of their speech highlights that few of them talk to their children and they argued that as their children don t hear they do not have this attitude. Many parents showed suffering feelings, fear and insecurity about the future of their child due to the lack of communication, but nothing about feeding. As conclusion we verify that the Collective Subject Perspective let us assure that in a therapeutic process the family daily questions must be discussed
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Petrosino, Daniela Scalon Oliveira; Rossanna. A relação mãe ouvinte e filho surdo na cena de alimentação. 2007. 51 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18565
Data de defesa: 5-Dec-2007
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