???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18586
Título: Bullying: identificando e enfrentando o problema
Autor: Beeby, Marina Stevens 
Primeiro orientador: Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar como as escolas têm feito para identificar e lidar com o bullying. De acordo com Lopes Neto (2005, pág 165), bullying compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro (s), causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder". Para realizar o meu trabalho, comecei buscando referências sobre o assunto, para assim conhecer melhor o termo e tudo que implica. Percebi que as definições estavam semelhantes em todas as referências, porém, como identificar o bullying, me pareceu complexo e difícil. Após a pesquisa, iniciei a etapa de coleta de dados em instituições variadas de São Paulo. Foram feitas entrevistas com os coordenadores/orientadores de 5 escolas ao todo, sendo 1 pública e 4 particulares. Os dados obtidos mostraram que as escolas estavam conscientes da questão e de que de uma maneira, ou de outra, atuam no sentido de tentar reduzir a incidência do problema. Apesar da consciência das escolas sobre o bullying, identificá-lo de forma eficiente ainda é difícil. Ao concluir o trabalho, fica claro que o bullying é um problema sério e que não deve ser ignorado. As escolas preparadas para lidar com ele e as escolas que agem diariamente na prevenção do mesmo estão no caminho para melhorar os relacionamentos nas escolas. A educação é um grande desafio e uma etapa importante da vida de qualquer individuo e o bullying pode tornar essa experiência negativa para qualquer ser humano. Meu trabalho surge como mais uma maneira de conscientizar os leitores disso
Abstract: This paper aims at verifying what schools in general have been doing in order to identify and deal with the bullying issue. According to Lopes Neto (2005, page 165), Bullying involves all agressive attitudes, intentional and repeated, which occur without any apparent reason, adopted by one or several students against another collegue(s), causing pain and anguish, therefore bein carried out in a relation of unequal power . To write this paper, I have started researching references to the topic to better get to know what this is and what it implies. I have noticed that all definitions found were similar, however, how to identify this phenomenon appeared to be difficult and complex. After the research, I started collecting data in several educational institutions in São Paulo where I interviewed coordinators and councillor of a total of 5 schools, 1 public and 4 private. All the information obtained showed that all schools are aware of the problem in one way or another, and have a policy of trying to reduce its occurence. Allthough schoolls have this awareness, it is still a challenge to efficiently discover these agressions. When concluding this work it was clear to me that bullying is a serious problem that can`t be ignored. Schools that are prepared to deal with this issue and act daily towards its prevention are on the right path to improoving human relations on the school grounds. Education is a big challenge and a very important stage in any person s life, and bullying can transform this into a negative experience for any human being. My work comes as a new way to make readers aware of this phenomenon
Palavras-chave: Bullying
Relações na escola
Educação
School relations
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Beeby, Marina Stevens. Bullying: identificando e enfrentando o problema. 2008. 66 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18586
Data de defesa: 15-Jan-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marina Stevens Beeby.pdf338,81 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.