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Título: O sentido das medidas sócio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
Autor: Barros, Andrea Saraiva de 
Primeiro orientador: Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Resumo: A opção por estudar o sentido das medidas sócio educativas na existência de adolescentes em conflito com a lei deu-se, principalmente, pela constante discussão contemporânea sobre a questão do adolescente autor de ato infracional. Através da análise do Estatuto da Criança e do Adolescente, das medidas sócio-educativas com ênfase na medida de Liberdade Assistida e do período da adolescência, no qual o indivíduo descobre-se responsável por sua própria existência, esta pesquisa propõe-se a desvelar o sentido da medida sócio-educativa na vida do adolescente que infraciona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa à luz da teoria da Fenomenologia Existencial que, para aproximar-se do sentido da medida para o adolescente, tratou de aspectos que fazem parte de sua vida como sua relação com a família, comunidade, círculos sociais, escola e outros espaços que freqüenta; buscou entender se (e como) suas relações sofreram transformações no decorrer da passagem pela medida sócio-educativa de Liberdade Assistida; e, ainda, conhecer sua relação com a medida, como ele a compreende e se sente em relação à execução da mesma. Dois adolescentes foram entrevistados e o método utilizado para nortear a coleta de informações foi uma adaptação da entrevista reflexiva. Observamos que a experiência vivida por um deles abriu a possibilidade para que pudesse extrair aspectos sócio-educativos da medida; no outro caso, tais aspectos não se manifestaram de maneira efetiva
Palavras-chave: Medidas sócio-educativas
Liberdade assistida
Fenomenologia-existencial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Barros, Andrea Saraiva de. O sentido das medidas sócio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial. 2008. 115 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18632
Data de defesa: 15-Dec-2008
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