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dc.creatorBraz, Marco Rogériopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255698T0por
dc.contributor.advisor1Colpo, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:50:12Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:27Z-
dc.date.available2009-04-01pt_BR
dc.date.issued2008-12-15pt_BR
dc.identifier.citationBraz, Marco Rogério. Um estudo sobre o processo criativo na pintura: contribuições da fenomenologia-existencial. 2008. 78 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18636pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve a finalidade de investigar as diferentes formas compreensivas do processo criativo. Começando pelas diferentes contribuições da filosofia da antiguidade, com Platão e sua idéia de criação como da inspiração divina, passando pelo surgimento do conceito de gênio criativo no final do renascimento, com as idéias, principalmente de Kant, com suas idéias de que a criação seria inata culminando no nascimento da visão mecanicista do homem que separa sujeitoobjeto, construindo um ser pensante, independente do mundo. Neste sentido, procurou-se circular entre os mais variados autores destes sistemas explicativos como George Kneller, Wechsler, Bronowski, B.F Skinner, Carl G.Jung, Sigmund Freud, De Masi, J.P Guilford dentre outros, explicitando-se diferentes formas de teorizar sobre o processo criativo, bem como explicitar suas contribuições. Para desconstruir, de certa forma esta compreensão explicativa procuramos contextualizar o processo criativo através de relatos de três artistas, dialogando com abordagem fenomenológico-existencial, proposta por Husserl na tentativa de flagrar, de investigar o que é dado a consciência. Neste sentindo procuramos não legislar sobre o testemunho dos artistas, não conceituando e muito menos definindo seu processo. Tal atitude nos permitiu uma maior escuta e uma maior aproximação ao vivido (erlebnis) destes e depois falamos um pouco sobre como o processo psicoterápico pode contribuir para que o artista ou qualquer pessoa possa desenvolver-se a partir de uma maior compreensão de si mesmo através do desenvolvimento do seu próprio potencial criadorpor
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dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35819/Marco%20Rogerio%20Braz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectArtes plásticaspor
dc.subjectFenomenologia-existencialpor
dc.subjectPintura -- Aspectos psicologicospor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleUm estudo sobre o processo criativo na pintura: contribuições da fenomenologia-existencialpor
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