REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18646
Título: Câncer infantil: a criança vivenciando a doença de seu irmão
Autor(es): Targa, Anna Carolina Paschoal
Primeiro Orientador: Schliemann, Ana Laura
Resumo: O adoecimento grave de um membro da família desencadeia uma situação de crise, que é vivenciada não só pelo doente, mas por todo o sistema familiar. O impacto do adoecimento na família é ainda maior se a doença diagnosticada for o câncer. Isso acontece porque em nossa sociedade o câncer, apesar dos avanços da medicina, ainda possui conotações culturais muito negativas, ameaçadoras e temidas, e é frequentemente associado a sofrimento, mutilação, destruição, dor e morte. Quando o doente é uma criança, os pais tendem a se dedicar exclusivamente para o tratamento e cuidado dela, enquanto os outros filhos são deixados, por força maior em segundo plano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de dois estudos de casos, baseados em entrevistas com as mães e com as crianças, incluindo a aplicação do teste projetivo Desenho de Família (Corman, 1979) com dois irmãos de pacientes oncológicos, de ambos os sexos e idades entre 10 e 11 anos, objetivando compreender a vivência destas crianças e seus recursos no enfrentamento do câncer. Foi possível perceber que a criança saudável diante dessa crise familiar vive um evento muito estressante, não só pela própria doença, mas também por todas as relações que se estabelecem a partir dela, principalmente devido às mudanças na dinâmica familiar. Para enfrentá-la e sobreviver, o irmão terá que elaborar todos os acontecimentos que envolvem a doença, desde a mudança de aparência e enfraquecimento do irmão até o clima de tristeza e angústia dos pais, além do medo da morte
Palavras-chave: Irmãos
Família
Adoecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
metadata.dc.publisher.program: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Targa, Anna Carolina Paschoal. Câncer infantil: a criança vivenciando a doença de seu irmão. 2008. 83 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18646
Data do documento: 15-Dez-2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anna Carolina Paschoal Targa.pdf496,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.