???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18648
Título: A formação de professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana
Autor: Silva, Cristiane Ferreira da 
Primeiro orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Primeiro coorientador: Espósito, Vitória Helena Cunha
Resumo: Este trabalho visa observar como ocorre a formação de professores de ensino fundamental para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A sociedade brasileira é formada por povos de diversas etnias, como a negra, indígena, européia e asiática e que muito contribuíram para a formação do povo brasileiro. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI e do início do processo de colonização, marcado por ações violentas, no qual nações indígenas foram dizimadas e negros foram trazidos da África, de forma desumana para trabalharem como escravos no país, a etnia considerada superior é a que tem reminiscências européias. A sociedade brasileira é eurocêntrica e valoriza a cultura, a religião, as posturas, valores, características físicas do homem branco europeu, em detrimento da cultura de outros povos. A cultura negra tem um histórico de perseguição e desvalorização por parte da sociedade brasileira. Episódios acontecimentos como escravidão e uma abolição sem condições de sobrevivência, contribuíram para a construção sócio-histórica do racismo. Nessa luta para a sobrevivência e inclusão na sociedade, os negros encontraram na Educação um instrumento para atingir seus objetivos. A escola, lugar formalmente instituído pela sociedade para educação, é o locus de atuação do professor, e este, deve ter conhecimentos a respeito de sua realidade, as matrizes étnicas que forma seu país, deve reconhecer e valorizar as diferentes culturas e atuar, na escola, de forma consciente e reflexiva junto a seus educandos. Para poder ter essa atuação é necessário ter subsídios desde sua formação inicial
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de história e cultura afrobrasileira e africana
Educação das relações étnico raciais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Silva, Cristiane Ferreira da. A formação de professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 2008. 62 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18648
Data de defesa: 27-Nov-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Ferreira da Silva.pdf519,49 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.