REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18648
Título: A formação de professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana
Autor(es): Silva, Cristiane Ferreira da
Primeiro Orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Espósito, Vitória Helena Cunha
Resumo: Este trabalho visa observar como ocorre a formação de professores de ensino fundamental para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A sociedade brasileira é formada por povos de diversas etnias, como a negra, indígena, européia e asiática e que muito contribuíram para a formação do povo brasileiro. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI e do início do processo de colonização, marcado por ações violentas, no qual nações indígenas foram dizimadas e negros foram trazidos da África, de forma desumana para trabalharem como escravos no país, a etnia considerada superior é a que tem reminiscências européias. A sociedade brasileira é eurocêntrica e valoriza a cultura, a religião, as posturas, valores, características físicas do homem branco europeu, em detrimento da cultura de outros povos. A cultura negra tem um histórico de perseguição e desvalorização por parte da sociedade brasileira. Episódios acontecimentos como escravidão e uma abolição sem condições de sobrevivência, contribuíram para a construção sócio-histórica do racismo. Nessa luta para a sobrevivência e inclusão na sociedade, os negros encontraram na Educação um instrumento para atingir seus objetivos. A escola, lugar formalmente instituído pela sociedade para educação, é o locus de atuação do professor, e este, deve ter conhecimentos a respeito de sua realidade, as matrizes étnicas que forma seu país, deve reconhecer e valorizar as diferentes culturas e atuar, na escola, de forma consciente e reflexiva junto a seus educandos. Para poder ter essa atuação é necessário ter subsídios desde sua formação inicial
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de história e cultura afrobrasileira e africana
Educação das relações étnico raciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
metadata.dc.publisher.program: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Silva, Cristiane Ferreira da. A formação de professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 2008. 62 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18648
Data do documento: 27-Nov-2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Ferreira da Silva.pdf519,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.