???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18649
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Denize Lindolpho dept_BR
dc.contributor.advisor1Marino, Marilia Josefinapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:50:14Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:25Z-
dc.date.available2009-04-08pt_BR
dc.date.issued2008-12-01pt_BR
dc.identifier.citationOliveira, Denize Lindolpho de. A formação do sujeito ético-moral: desafio de uma gestão democrática. 2008. 64 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18649pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca aliar concepções de educação, gestão, ética e moral, investigando o papel da escola na formação de valores nos alunos. O estudo gira em torno da relação educação-sociedade, refletindo sobre a fragilidade do processo educativo frente aos problemas e demandas sociais. Os dados de campo foram colhidos através de questionário aberto e observações realizadas em escolas da rede pública e particular de ensino. A meta é desenvolver um Projeto Educacional que privilegie a formação do sujeito ético-moral, destacando a importância do ambiente escolar neste processo que envolve pais, alunos, professores e funcionários, onde a gestão democrática surge como estratégia do gestor para o fortalecimento da comunidade escolar e exemplo de cidadania. A metodologia utilizada é qualitativa de natureza exploratória e fenomenológicapor
dc.description.abstractThis paper combine concepts of education, management, ethics and morality, investigating the role of schools in the formation of student values. The study revolves around the relationship education and society, reflecting on the fragility of the problems facing the educational process and social demands. Field data were collected through a questionnaire and comments made in open schools of public and private education. The goal is to develop an education project dedicated to training of ethical-moral subject, highlighting the importance of school environment in the process that involves parents, students, faculty and staff, where the democratic management strategy emerges as the manager to strengthen the school community and example of citizenship. The methodology is qualitative in nature and exploratory phenomenologicaleng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:50:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Denize Lindolpho de Oliveira.pdf: 384540 bytes, checksum: f4399bc6e948b622c701fd0c87ffd8ad (MD5) Previous issue date: 2008-12-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-28T20:39:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Denize Lindolpho de Oliveira.pdf.jpg: 2715 bytes, checksum: 538d2498aa1468cd1c135e0faa5d9438 (MD5) Denize Lindolpho de Oliveira.pdf: 384540 bytes, checksum: f4399bc6e948b622c701fd0c87ffd8ad (MD5) Previous issue date: 2008-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35885/Denize%20Lindolpho%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação ético-moralpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTemas transversaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectEthical and moral trainingeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectCross-cutting themeseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectConstructivismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação do sujeito ético-moral: desafio de uma gestão democráticapor
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denize Lindolpho de Oliveira.pdf375,53 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.