???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18652
Título: Inclusão de crianças com deficiência dentro do ensino regular
Autor: Camargo, Flávia Silveira Arruda ; Gabriella
Primeiro orientador: Espósito, Vitória Helena Cunha
Primeiro coorientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: Esse trabalho é para refletir sobre os processos de inclusão/exclusão e integração relacionada a pessoas portadoras de necessidades especiais. A pedagogia, como área de estudos e pesquisas voltada à educação e aprendizagem, tem uma participação relevante nessas questões. Sabemos para que ocorra a integração é necessária à capacitação dos professores e demais profissionais como os de saúde bem como dos colegas de classe, família e a comunidade. Assim foca-se a capacitação dos professores em relação à inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que objetiva oferecer subsídios para formulação de hipóteses sobre o tema, que podem tanto servir de ponto de partida para futuras investigações, bem como contribuir para os educadores e demais profissionais que trabalham na área. Observou-se com a leitura de textos, que os processos de inclusão/exclusão implicam em uma adaptação e uma elaboração do currículo que atenda à capacidade diversificada de cada um dos alunos, tornando-se um programa igual para todos. O aprimoramento da qualidade do ensino regular e adição de princípios educacionais validos para todos os alunos é um processo complexo, que implica em variáveis como: formação de profissionais especializados, diminuição de preconceito social, assistência à família, disponibilidade de verbas publicas, pesquisas na área. Tendo em vista a complexidade do tema, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas, com leitura interdisciplinar entre pedagogia, psicologia, sociologia, filosofia, visando, promover conhecimento cientifico de relevância social, para essa população e os profissionais e famílias relacionadas a ela
Palavras-chave: Inclusão
Exclusão
Integração
Portadores de necessidades
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Camargo, Flávia Silveira Arruda ; Gabriella. Inclusão de crianças com deficiência dentro do ensino regular. 2008. 74 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18652
Data de defesa: 25-Nov-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavia Silveira Arruda.pdf890,57 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.