REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18652
Título: Inclusão de crianças com deficiência dentro do ensino regular
Autor(es): Camargo, Flávia Silveira Arruda ; Gabriella
Primeiro Orientador: Espósito, Vitória Helena Cunha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: Esse trabalho é para refletir sobre os processos de inclusão/exclusão e integração relacionada a pessoas portadoras de necessidades especiais. A pedagogia, como área de estudos e pesquisas voltada à educação e aprendizagem, tem uma participação relevante nessas questões. Sabemos para que ocorra a integração é necessária à capacitação dos professores e demais profissionais como os de saúde bem como dos colegas de classe, família e a comunidade. Assim foca-se a capacitação dos professores em relação à inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que objetiva oferecer subsídios para formulação de hipóteses sobre o tema, que podem tanto servir de ponto de partida para futuras investigações, bem como contribuir para os educadores e demais profissionais que trabalham na área. Observou-se com a leitura de textos, que os processos de inclusão/exclusão implicam em uma adaptação e uma elaboração do currículo que atenda à capacidade diversificada de cada um dos alunos, tornando-se um programa igual para todos. O aprimoramento da qualidade do ensino regular e adição de princípios educacionais validos para todos os alunos é um processo complexo, que implica em variáveis como: formação de profissionais especializados, diminuição de preconceito social, assistência à família, disponibilidade de verbas publicas, pesquisas na área. Tendo em vista a complexidade do tema, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas, com leitura interdisciplinar entre pedagogia, psicologia, sociologia, filosofia, visando, promover conhecimento cientifico de relevância social, para essa população e os profissionais e famílias relacionadas a ela
Palavras-chave: Inclusão
Exclusão
Integração
Portadores de necessidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
metadata.dc.publisher.program: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Camargo, Flávia Silveira Arruda ; Gabriella. Inclusão de crianças com deficiência dentro do ensino regular. 2008. 74 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18652
Data do documento: 25-Nov-2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Silveira Arruda.pdf890,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.