???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18656
Título: Liderança democrática na gestão pedagógica: caminhando em direção à qualidade de ensino
Autor: Souza, Aline Cristina de
Primeiro orientador: Marino, Marilia Josefina
Resumo: Meu trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo caracterizar o papel do líder, para garantir de forma efetiva, por meio, da liderança do gestor pedagógico, condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino público. Mostrar um breve histórico do cargo do diretor, que é o norteador e articulador de todos os segmentos da escola. Apresentar aos leitores a nova concepção de Gestão que surgiu em superação ao paradigma da Administração. Caracterizar os estilos, contextos e visões de liderança, na perspectiva das relações humanas, que hoje é, a proposta da gestão contemporânea. Comentar a realidade dos desafios e obstáculos de uma escola que está situada em uma comunidade carente de recursos, mas cheia de esperança e esforços. Como estudo complementar e exploratório realizou-se uma investigação de campo por meio de questionários abertos, propostos a um gestor e professor, obtendo subsídios para a construção de um plano de intervenção na forma da criação de uma Assessoria. A proposta foca o contexto profissional do gestor, auxiliando-o em seu próprio ambiente de trabalho, lidando com fatos concretos e não hipotéticos. Assim, seu trabalho será analisado e discutido, com o propósito de entender a gestão democrática e o seu papel vital de líder. Espera-se que o efeito desse trabalho desdobre-se no contexto real das escolas, trazendo um resultado efetivo em todos os segmentos da instituição
Abstract: Completion of on my course aims to characterize the role of leader, to ensure effective through, the manager of educational leadership, basic, fundamental conditions for improving the quality of public education. Show a brief history of the office s director, who is the guiding and articulator of all segments of the school. Present readers to the new concept of management that arose in overcoming the paradigm. Characterize the styles, backgrounds and visions of leadership, in view of human relations, which today is the proposal of contemporary management. Comment on the reality of the resources, but full of hope and effort. As complementary and exploratory study was carried out a field of research using questionnaires open, proposed a manager and teachers, obtaining subsidies for the construction of an intervention plan in the form of creating a Advisory Board. The proposal focuses on the context of the professional manager, helping it on your own desktop, dealing with concrete facts, not hypothetical. Thus, his work will be analyzed and discussed, with the aim of understanding the democratic management and its vital role of leader. It is expected that the effect of that work unfold in the context of real schools, bringing an effective result in all segments of the institution
Palavras-chave: Gestão democrática
Liderança
Líder
Ensino de qualidade
Democratic management
Leadership
Leadership
Quality of education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Souza, Aline Cristina de. Liderança democrática na gestão pedagógica: caminhando em direção à qualidade de ensino. 2008. 53 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18656
Data de defesa: 22-Nov-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Cristina de Souza.pdf213,69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.