???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659
Título: Educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
Autor: Klaussner, Carolina Braga
Primeiro orientador: Marino, Marilia Josefina
Resumo: O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade social
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão de projetos
Participação social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Klaussner, Carolina Braga. Educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659
Data de defesa: 3-Dec-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Braga Klaussner.pdf281,11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.