REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Título: Educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
Autor(es): Klaussner, Carolina Braga
Primeiro Orientador: Marino, Marilia Josefina
Resumo: O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade social
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão de projetos
Participação social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
metadata.dc.publisher.program: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Klaussner, Carolina Braga. Educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659
Data do documento: 3-Dez-2008
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