???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18662
Título: Gestão participativa e construção de parcerias
Autor: Silva, Janeide de Sousa 
Primeiro orientador: Agua, Solange Vera Nunes de Lima d'
Resumo: Este trabalho de pesquisa se propõe compreender como se efetiva a gestão democrática na escola pública e como são estabelecidas as parcerias na comunidade escolar, a partir da análise da experiência da gestão na Escola Estadual Prof Clorinda Danti , reconhecendo as dificuldades e facilidades para concretização de um trabalho democrático e participativo. A abertura dos portões da escola para o diálogo construtivo entre seus atores, comunidade escolar e demais segmentos da sociedade é o caminho a ser percorrido para efetivar a democratização da escola. O estudo mostrou que gestores, pais, professores, funcionários e alunos, reconhecem a necessidade de mudanças em todos os aspectos da vida escolar, mas nem todos se julgam preparados para concretizá-las. Trabalhar Gestão Participativa e Construção de Parcerias exige, portanto que a comunidade escolar se assuma como protagonista do fazer coletivo. A pesquisa qualitativa foi escolhida para o desenvolvimento do trabalho, sendo a coleta de dados oriundos de fontes bibliográficas, documentais e pessoais
Abstract: This research work is proposed to understand how is established an effective democratic management in Public schools and also how the partnerships of the community school works. The study case was an State school named Prof "Clorinda Danti" this Institution recognize the difficulties and facilities for implementation of a democratic and participatory work. We believe that the opening of the school gates for constructive dialogue among the community school and also others segments of society is the way to be driven to carry out the democratization of school. The study showed that the managers, parents, teachers, staff and students of the Community school, recognize the changes have to be done in all aspects of school environment, however they not consider themselves prepared to implementing those changes. The way that the Participatory Management is and how the Construction of the partnerships happens requires that the community school take a head to facilitate all process. The qualitative research was used to development of this research work. The information used in this research work were collected from the libraries and also from personal documentation
Palavras-chave: Gestão democrática
Parceria
Gestão participativa
Democratic management
Education
Partnership
Participatory management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Silva, Janeide de Sousa. Gestão participativa e construção de parcerias. 2008. 100 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18662
Data de defesa: 4-Nov-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janeide de Sousa Silva.pdf370,74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.