REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Mônica de Jesus dapt_BR
dc.creator.IDCPF:32233258835por
dc.contributor.advisor1Marino, Marilia Josefinapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:9734por
dc.date.accessioned2016-04-29T14:50:15Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:19Z-
dc.date.available2009-04-08pt_BR
dc.date.issued2008-12-03pt_BR
dc.identifier.citationFrança, Mônica de Jesus da. O gestor como articulador do processo educativo da escola. 2008. 55 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18665pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo a proposta de desenvolver uma formação adequada aos Gestores que atuam na educação. O que vemos dentro da realidade educacional por muitas vezes nos entristece, por não nos mostrar uma organização e subsídios necessários para obtenção de recursos que torne positivo o ensino-aprendizado. Mediante observação realizada durante os estágios em escolas da rede Estadual Pública de Ensino, pude constatar que os professores, Gestores e funcionários administrativos (secretaria) das escolas não estão capacitados adequadamente para promover uma educação de qualidade, bem como a organização, comunicação e a questão da democracia e participação dentro do âmbito administrativo. A Legislação Vigente LDB nº 9394 de 1996-Artigo 12- Incisos I,II,IV e VI, que propõe o respeito às normas, cumprimento e articulação das propostas pedagógicas. Junto a esse item temos o Artigo 13- Inciso I e II, que incumbe o sistema educacional a subsidiar, uma formação mais democrática junto aos gestores. Neste sentido busco elaborar uma Assessoria Educacional com formação aos Gestores escolares que articulem os âmbitos burocrático e pedagógico de forma correlacionada e que também possam viabilizar uma boa comunicação com seu corpo docente.Com esse objetivo o presente trabalho aborda os tópicos necessários que dão sustentação ao desenvolvimento da Assessoriapor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35980/Monica%20de%20Jesus%20da%20Franca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectBurocraciapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO gestor como articulador do processo educativo da escolapor
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica de Jesus da Franca.pdf229,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.