???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18666
Título: A gestão participativa mobilizando os diferentes atores da comunidade educativa
Autor: Rodrigues, Luíza Araújo Pereira ; Natália Bertoni 
Primeiro orientador: Marino, Marilia Josefina
Resumo: Pensando em nossa trajetória até o curso de Pedagogia, trabalhando no Colégio Integrado Santa Inês e vivenciando o cotidiano do mesmo e a vida escolar de vários alunos, começamos a nos perguntar por que cada vez menos os alunos, professores e pais participam das atividades propostas pelo Colégio. Hoje sabemos que a participação de nossos pais em nossa vida escolar foi de extrema importância, assim como a presença marcante dos nossos professores e gestores das escolas em que estudamos. O objetivo principal desse projeto foi estudar o tema Gestão participativa, implementando as relações significativas dos atores da comunidade educativa, e elaborar contribuições ao projeto educacional do Colégio Integrado Santa Inês. O trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica, incluindo leitura e análise de textos diversos, e também em questionários propostos aos alunos, professores e gestores, com o intuito de saber como avaliam e vêem a própria participação nas atividades extracurricular propostas pelo Colégio. Após a análise dos questionários e das bibliografias, propomos algumas mudanças no Projeto Educacional do Colégio, principalmente no que diz respeito às atividades extracurriculares, com o intuito de aumentar a participação dos vários atores da comunidade escolar
Abstract: Thinking about our trajectory until the course of Pedagogia, working in the Integrated College Saint pertaining to school life and daily one Ines , living deeply the same of some pupils, we start in asking ourself, because each time less the pupils, professors and parents participate of the activities proposals for the College. Today we know that the participation of our parents in our pertaining to school life was of extreme importance, as well as the marcante presence of our professors and managers of the schools where we study. The main objective of this project was to study the subject of the participated management implementing the significant relations of the actors of the educative community; and to elaborate contributions to the educational project of the Integrated College Saint Ines. The work was based on bibliographical research, including reading and analysis of texts diverse, and in questionnaires also considered to the pupils, professors and managers, with intention to know as they evaluate and see the participation of same in the extracurricular activities the proposals for the College. After the analysis of the questionnaires and bibliographies, we consider some changes in the Educational Project of the college, mainly what it says respect the extracurricular activities, with intention to increase the participation of the some actors of the pertaining to school community
Palavras-chave: Gestão
Comunidade escolar
Participação
Management
Pertaining to school community
Participation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Rodrigues, Luíza Araújo Pereira ; Natália Bertoni. A gestão participativa mobilizando os diferentes atores da comunidade educativa. 2008. 63 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18666
Data de defesa: 28-Nov-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiza Araujo Pereira.pdf316,91 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.