REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMigliano, Paloma Swain
dc.contributor.advisor1Neto, Artur Costa-
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:16Z-
dc.date.available2016-04-29T14:50:16Z-
dc.date.issued2008-11-27-
dc.identifier.citationMigliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667-
dc.description.resumoA visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em serpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35988/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpg*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntroposoficapt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorfpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paloma Swain Migliano.pdf598,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.