Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Messaggi, Sílvia Regina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Helena Machado de Paula | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Denigres, Regina Helena Zerbini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T14:50:16Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T20:39:13Z | - |
dc.date.available | 2009-04-08 | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-11-27 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativo | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35996/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Qualidade educacional | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Prática gestora | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola | por |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia Regina Messaggi.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.