Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18691
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relevância da dimensão ética para a formação e a prática do educador |
Autor(es): | Marrey, Andrea Gurgel |
Primeiro Orientador: | Saisi, Neide |
Resumo: | O tema deste trabalho refere-se à relevância da dimensão ética para a formação e a prática do educador. Após identificar um dos problemas da atualidade (a crise de valores) e acreditar no poder mobilizador e transformador da educação, proponho a seguinte questão: como refletir com os professores de modo que a dimensão ética, presente na ação pedagógica, seja objeto de estudo de um grupo e se converta em possibilidade de ação do professor? Para responder essa pergunta, levei em consideração que a questão ética é ampla e inesgotável, pois se aplica a preocupações pedagógicas pertinentes a toda organização escolar e, também, perpassa necessariamente todas as decisões escolares, ou seja, está presente na vida dos educadores. Portanto, não houve uma preocupação em se fazer uma pesquisa preliminar que visasse constatar problemas e necessidades. Este trabalho é essencialmente teórico. Seu objetivo geral é elaborar um projeto de ação de coordenador, junto aos professores da escola Aprender (nome fictício), que contemple uma reflexão aprofundada sobre a ética nos tempos modernos e diretamente articulada às ações pedagógicas dentro da escola |
Abstract: | This work s subject refers to the ethical extent s importance for the educator s building and practice. After identifying one of the nowadays problems (the Stock Market s crisis) and believing in the transforming and mobilizing education s power, I raise the following matter: How to reflect with educators in a way to the ethical extent, presents at the pedagogical action, be a group s study s subject and turn into possibilities of a teacher s action? Answering this question, I ve looked upon the ethical matter as a range one because it has involved in pedagogical concerns that have been all over scholars organization, and it takes part of all scholars decisions, in other words, it s present at educator s life. Therefore, there hasn t a concern of doing a preliminary research, to point problems and necessities. This work is essentially theoretical. Its general objective is to elaborate one coordination s action project, in partnership with the Aprender School s teachers, that embraces a profound study of contemporary ethics and directly articulated to the pedagogic actions inside the school |
Palavras-chave: | Ethic Values Educator s building Ética Valores Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Marrey, Andrea Gurgel. Relevância da dimensão ética para a formação e a prática do educador. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18691 |
Data do documento: | 2-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Gurgel Marrey.pdf | 233,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.