REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18711
Título: O feminino e o masculino no desenvolvimento psíquico: aproximações entre Winnicott e a psicologia analítica
Autor(es): Souza, Camila Vitule Brito de
Primeiro Orientador: Cintra, Elisa Maria Ulhôa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo traçar possíveis aproximações a partir dos conceitos de masculino e feminino e de como estes são vivenciados no início do desenvolvimento humano entre as abordagens da Psicanálise Winnicottiana e da Psicologia Analítica. Para isto, foi feita uma pesquisa bibliográfica no âmbito de cada abordagem, focada no que se referia ao masculino e ao feminino no início do desenvolvimento do indivíduo para cada linha teórica. Para Winnicott, o feminino, o qual chama de elemento feminino, está ligado ao ser, e o masculino, o qual chama de elemento masculino, está ligado ao fazer. O ser se dá na fase mais primitiva do desenvolvimento, a fase de Dependência Absoluta. O fazer se dá em uma fase posterior do desenvolvimento, a fase de Dependência Relativa. Para a Psicologia Analítica, o feminino e o masculino são vivenciados no começo do desenvolvimento da consciência humana individual, assim como no desenvolvimento da consciência coletiva, em meio aos Ciclos Matriarcal - ciclo com características femininas, regido pelo arquétipo da Grande Mãe - e Patriarcal ciclo com características masculinas, regido pelo arquétipo do Pai. Puderam ser traçadas algumas aproximações entre ambas as teorias, relacionando o ser e a Fase de Dependência Absoluta com o Ciclo Matriarcal e também o fazer e a Fase de Dependência Relativa com a entrada do Ciclo Patriarcal no desenvolvimento da consciência. A reflexão sobre possíveis tangências entre as duas abordagens pode contribuir para a atuação clínica do psicólogo
Palavras-chave: Psicologia Analítica
Masculino e feminino
Winnicott, Donald Woods -- 1896-1971 -- Critica e interpretacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
metadata.dc.publisher.program: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Souza, Camila Vitule Brito de. O feminino e o masculino no desenvolvimento psíquico: aproximações entre Winnicott e a psicologia analítica. 2008. 135 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18711
Data do documento: 9-Dez-2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Vitule Brito de Souza.pdf390,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.