???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18716
Título: A ADI* no centro de educação infantil: uma sigla ou uma realidade? (Auxiliar de Desenvolvimento Intantil)
Autor: Luzes, Alice Falcão Leal 
Primeiro orientador: Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Resumo: Este trabalho teve a finalidade de investigar o papel das ADIs junto a crianças de 0 a 2 anos no ambiente do Centro de Educação Infantil (CEI), considerando a relevância desse período para a criança, em termos do desenvolvimento. O trabalho envolveu uma pesquisa de campo com as ADIs para entender que condições são dadas para o desenvolvimento dessas crianças e qual é sua participação como facilitadora deste desenvolvimento. Buscou-se entender se o CEI ainda atua com enfoque assistencial ou se reconhece a necessidade de estimular o desenvolvimento da criança, passando a ter um enfoque também educacional. Foram realizadas entrevistas dirigidas com ADIs que trabalham com crianças de 0 a 2 anos e observações em um CEI público, de São Paulo. Assim, considerando as reais oportunidades na rotina das ADIs, foi analisado se existe espaço para trabalhar o desenvolvimento infantil e se as ADIs baseiam suas atividades visando este desenvolvimento. A análise dos dados permitiu constatar que as ADIs não têm conhecimentos teóricos que embasem sua atuação como facilitadoras do desenvolvimento. É fato que o CEI vem trabalhando no sentido de municiar as ADIs com informações e propostas que lhes permitam atuar também com objetivos educacionais, além de disponibilizar brinquedos e espaços adequados para o brincar das crianças. Porém, existem fatores importantes de condições de trabalho que impactam diretamente as ADIs, acarretando um acúmulo de funções assistenciais que tomam muito tempo na rotina. Assim, as ADIs acabam por não conseguir atuar mais efetivamente como facilitadoras do desenvolvimento
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Creche
Criança
Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Luzes, Alice Falcão Leal. A ADI* no centro de educação infantil: uma sigla ou uma realidade? (Auxiliar de Desenvolvimento Intantil). 2008. 109 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18716
Data de defesa: 3-Dec-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice Falcao Leal Luzes.pdf795,68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.