REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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dc.creatorLuzes, Alice Falcão Leal
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274668Y4pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:11Z-
dc.date.available2016-04-29T14:50:20Z-
dc.date.issued2008-12-03-
dc.identifier.citationLuzes, Alice Falcão Leal. A ADI* no Centro de Educação Infantil: uma sigla ou uma realidade?: * (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil). 2008. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18716-
dc.description.resumoEste trabalho teve a finalidade de investigar o papel das ADIs junto a crianças de 0 a 2 anos no ambiente do Centro de Educação Infantil (CEI), considerando a relevância desse período para a criança, em termos do desenvolvimento. O trabalho envolveu uma pesquisa de campo com as ADIs para entender que condições são dadas para o desenvolvimento dessas crianças e qual é sua participação como facilitadora deste desenvolvimento. Buscou-se entender se o CEI ainda atua com enfoque assistencial ou se reconhece a necessidade de estimular o desenvolvimento da criança, passando a ter um enfoque também educacional. Foram realizadas entrevistas dirigidas com ADIs que trabalham com crianças de 0 a 2 anos e observações em um CEI público, de São Paulo. Assim, considerando as reais oportunidades na rotina das ADIs, foi analisado se existe espaço para trabalhar o desenvolvimento infantil e se as ADIs baseiam suas atividades visando este desenvolvimento. A análise dos dados permitiu constatar que as ADIs não têm conhecimentos teóricos que embasem sua atuação como facilitadoras do desenvolvimento. É fato que o CEI vem trabalhando no sentido de municiar as ADIs com informações e propostas que lhes permitam atuar também com objetivos educacionais, além de disponibilizar brinquedos e espaços adequados para o brincar das crianças. Porém, existem fatores importantes de condições de trabalho que impactam diretamente as ADIs, acarretando um acúmulo de funções assistenciais que tomam muito tempo na rotina. Assim, as ADIs acabam por não conseguir atuar mais efetivamente como facilitadoras do desenvolvimentopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36161/Alice%20Falcao%20Leal%20Luzes.pdf.jpg*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAuxiliar de Desenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA ADI* no Centro de Educação Infantil: uma sigla ou uma realidade?: * (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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