REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18719
Título: Anorexia, relação familiar e internação: análise de um documentário
Autor(es): Ferrari, Natalia de Carvalho
Primeiro Orientador: Malerbi, Fani Eta Korn
Resumo: Este trabalho analisou o documentário Thin realizado pela jornalista norte-americana Lauren Greenfield em parceria com o canal de televisão HBO sobre anorexia. O documentário foi fimado numa clínica norte-americana especializada em distúrbios alimentares focando quatro mulheres anoréxicas, entre 15 e 30 anos. O objetivo deste trabalho foi identificar nos relatos das pacientes, dos familiares, dos terapeutas e nas diversas cenas mostradas no filme as variáveis relevantes associadas à anorexia, à família e ao tratamento. A autora do presente estudo assistiu diversas vezes o filme, transcreveu as falas, descreveu as situações e pôde complementar essas informações com a leitura do livro publicado a respeito do documentário. Os resultados obtidos mostraram a distorção da imagem corporal destas pacientes, competição com figuras femininas, transgressão de regras e comportamentos anoréxicos dentro da Clínica. A análise dos resultados permitiu identificar a importância da atenção obtida em função da perda de peso, as dificuldades relacionadas com o cumprimento de tarefas do desenvolvimento, a distorção da imagem corporal, a recidiva, a influência da família psicossomática e a personificação da anorexia pelas pacientes
Palavras-chave: Anorexia nervosa
Clínica de recuperação
Anorexia
Doentes -- Relacoes com a familia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
metadata.dc.publisher.program: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Ferrari, Natalia de Carvalho. Anorexia, relação familiar e internação: análise de um documentário. 2008. 71 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18719
Data do documento: 4-Dez-2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia de Carvalho Ferrari.pdf316,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.