REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Enxaqueca: uma dor sob um olhar fenomenológico-existencial
Autor(es): Vidal, Marcela Aparecida Quintino
Primeiro Orientador: Schliemann, Ana Laura
Resumo: O presente trabalho parte do meu interesse pela enxaqueca e pelo alto custo pessoal, social e econômico que essa doença traz para quem a vivencia, buscando compreender através de um olhar fenomelógico-existencial a pessoa que experiência e sofre com a dor desencadeada pela enxaqueca, a partir de uma leitura sem a dicotomia mente-corpo. A pesquisa segue uma linha qualitativa através do estudo de caso de uma mulher portadora dessa doença. A forma de coleta de dados é a historia de vida focada nessa experiência, que foi analisada sob a perspectiva da psicossomática apresentada por Medard Boss (1997) e também os existenciais heideggerianos da corporeidade, espacialidade e temporalidade. Pode-se notar que a doença se impõe alterando a forma de ser-no-mundo da participante, sendo a corporeidade, a primeira dimensão a ser afetada, ocorrendo a seguir a restrição de seu espaço, limitando algumas possibilidades de sua maneira de ser-no-mundo. A visão fenomenológica acerca da história de vida coletada se dá pela busca de conhecer como a participante vive no mundo, como se percebe, nesse mundo vivenciado de forma diferente, de certa forma restrita, por meio da doença. Através da doença crônica pode-se perceber o caráter da temporalidade que remete o portador de enxaqueca à sua finitude e limitações, sofrendo, sentindose frágil, sensível enquanto ser humano, devido suas impossibilidades e fragilidades
Palavras-chave: Psicossomática
Fenomenologia-existencial
Enxaqueca
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Vidal, Marcela Aparecida Quintino. Enxaqueca: uma dor sob um olhar fenomenológico-existencial. 2008. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18722
Data do documento: 3-Dez-2008
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela Aparecida Quintino Vidal.pdf257,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.