???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18725
Título: Pinky Dinky Doo e o ensino de conceitos: análise de um programa infantil destinado a pré-escolares
Autor: Neves, Patricia Imakuma 
Primeiro orientador: Rubano, Denize R.
Resumo: As crianças de hoje têm na televisão um objeto de grande importância em seu cotidiano. Seu entretenimento em casa cada vez mais se baseia em assistir televisão, que se configura como principal lazer das crianças. Dado o poder de influência da TV e o tempo diário em que este tipo de entretenimento ocupa a vida da criança , é preciso atentar às conseqüências que ela traz. Este trabalho tem como objetivo analisar a proposta e o conteúdo de um programa infantil educativo e investigar se e como ele pode atuar como agente social colaborador atuante na produção de zona de desenvolvimento proximal da habilidade da fala e aquisição de vocabulário na faixa etária a que esse programa se destina. Primeiramente foram selecionados os 9 canais de televisão destinados ao público infantil. Dentre esses canais a escolha recaiu sobre aquele destinado a crianças pré-escolares, que é o Discovery Kids. A partir de um levantamento dos programas por ele exibidos, selecionou-se aquele que se propunha a trabalhar a linguagem da criança: Pinky Dinky Doo.Foram analisados dois episódios do programa escolhido a partir de uma perspectiva vigotskiana. O programa Pinky Dinky Doo parece poder atuar como agente colaborador da produção de uma zona de desenvolvimento proximal das palavras que se propõe trabalhar, com um planejamento que condiz com os objetivos propostos
Palavras-chave: Criança pré-escolar
Televisão
Linguagem
Pinky Dinky Doo (Programa infantil educativo )
Aquisicao de linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Neves, Patricia Imakuma. Pinky Dinky Doo e o ensino de conceitos: análise de um programa infantil destinado a pré-escolares. 2008. 49 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18725
Data de defesa: 19-Dec-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Imakuma Neves.pdf229,04 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.