???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743
Título: A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico
Autor: Figueiredo, Rafael Romano 
Primeiro orientador: Rubano, Denize R.
Resumo: No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivas
Palavras-chave: Exploração de sala de aula
Criança
Fenomenologia
Sala de aula -- Utilizacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743
Data de defesa: 18-Dec-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Romano Figueiredo.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.