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Título: Como as crianças que vivenciaram a separação dos pais compreendem tal situação: um estudo de caso
Autor: Strimber, Caroline Ferenczi
Primeiro orientador: Barição, Hemir
Resumo: Esse estudo tem como objetivo vislumbrar como crianças que vivenciaram a separação dos pais compreendem essa situação. Como elaboram a nova configuração familiar, e como vai ser significado e entendido a possível dor e sofrimento dessa vivência. A pesquisa foi realizada através da análise de um estudo de caso de uma criança paulistana, de 7 anos de idade, que vivenciou a separação dos pais há três anos atrás. Para tanto a metodologia utilizada foi a análise de entrevistas semi-dirigidas realizadas separadamente com os pais da criança a fim de elucidar o contexto desta família - união do casal, construção familiar e separação. E com a criança, aplicação do Procedimento de Desenho de Família com Estória. A análise dos dados foi baseada no referencial teórico da psicanálise, através da interpretação dos conteúdos emergentes nos encontros. Os resultados apontam que a criança mantém a representação do núcleo familiar interno sem quebras ou intrusões após a separação dos pais. Sentimentos de fragilidade, instabilidade e solidão ficaram bastante latentes, por um lado como conseqüência da ruptura familiar, mais também é resultante da cultura em que estão inseridas uma cultura muito individualista e capitalista, na qual o sujeito esta narcisicamente investido
Palavras-chave: Criança
Separação conjugal
Psicanálise
Separacao (Psicologia)
Filhos de pais separados
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Strimber, Caroline Ferenczi. Como as crianças que vivenciaram a separação dos pais compreendem tal situação: um estudo de caso. 2008. 82 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18749
Data de defesa: 15-Dec-2008
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