REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1878
Tipo: Dissertação
Título: A arte de El Greco, a contra- reforma e Maria madalena penitente, reconciliada
Autor(es): Tommaso, Wilma Steagall de
Primeiro Orientador: Cruz, Eduardo Rodrigues da
Resumo: Maria Madalena, mulher que viveu no tempo de Jesus, é citada nos Evangelhos canônicos como testemunha da paixão, morte e Ressurreição de Cristo. No século XVI, após o Concílio de Trento, recebeu o epíteto de penitente . Na Contra-Reforma, a penitência tornou-se a maneira de, na arte, divulgar os sacramentos não mais aceitos na Reforma protestante. El Greco, pintor nascido na Grécia, Mestre Pintor em ícones, ficou durante dez anos na Itália onde aprendeu com grandes mestres a arte do Renascimento. Mudou-se para Toledo, Espanha e ao retratar Madalenas Penitentes, devolveu à Santa o seu papel fundamental para o cristianismo, a mulher que se reconciliou dos pecados e que mereceu ver antes mesmo dos apóstolos, Jesus Ressuscitado. Essa dissertação visa mostrar que a formação de El Greco como pintor de ícones e a sua espiritualidade contribuíram para que Maria Madalena, no século XVI, pudesse recuperar seu verdadeiro lugar no cristianismo. Deixa de ser a penitente que chora arrependida por seus pecados e se mostra uma mulher que por ter sido perdoada, se sente reconciliada, em paz.
Palavras-chave: Maria Madalena, Santa
El Greco, 1540?-1614 - Crítica e interpretação
Contra-Reforma
Penitência
Reconciliação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religião
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Tommaso, Wilma Steagall de. A arte de El Greco, a contra- reforma e Maria madalena penitente, reconciliada. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1878
Data do documento: 18-Out-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WilmaSteagallDeTommaso.pdf
  Restricted Access
3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.