REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
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dc.creatorRolim, Gisele Aparecida Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240346D5por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Gisele Regina de-
dc.date.accessioned2016-08-08T12:08:23Z-
dc.date.issued2016-03-09-
dc.identifier.citationRolim, Gisele Aparecida Mendes. “O uso do Instrumento de Avaliação da Reprodutibilidade de Procedimento de Enfermagem (IARPE) como estratégia para análise da eficácia na capacitação em punção venosa periférica”. 2016. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18803-
dc.description.resumoA deficiência de habilidade técnica dos profissionais da saúde é motivo de preocupação para os profissionais responsáveis por processo de seleção, treinamento e desenvolvimento das equipes de saúde. Essa deficiência tem sido notada desde a etapa inicial do processo, período de formação profissional. Diante desse cenário, cabe às instituições de saúde qualificar os seus profissionais de acordo com as habilidades técnicas necessárias para uma prestação de assistência em saúde com qualidade e excelência, com foco no cliente. Objetivos: O estudo utilizou o instrumento de Avaliação de Reprodutibilidade de Procedimento de Enfermagem (IARPE), para avaliar o profissional em seu cenário de habilidade e de atuação prática com a finalidade de evidenciar a eficácia do curso de atualização em punção venosa periférica; avaliar a reprodutibilidade de procedimentos em diferentes cenários de simulação; avaliar as habilidades estabelecidas para a execução do procedimento de punção venosa periférica; e analisar as propriedades psicométricas do instrumento. Material e método: O curso teórico e prático foi realizado por profissionais do Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP, onde foi feita a coleta dos dados: no primeiro momento durante o curso, no momento da habilidade prática, no segundo e terceiro momentos no campo prático, local de trabalho dos profissionais da amostra. Resultados: A amostra final do estudo foi composta por 45 profissionais sendo: 31 (68,9%) auxiliares e técnicos de enfermagem e 14 (31,1%) enfermeiros. A média obtida pelos participantes no pós teste: 8,49; na habilidade apresentaram uma média de 9,58; na prática 1 apresentou uma média de 9,53 com um p=0,652; já na prática, 2 apresentaram uma média de 9,94, com um p= <0,001, sendo as médias obtidas nas avaliações práticas maiores do que a média obtida na habilidade. Os dados obtidos apontaram que há confiabilidade e validade do IARPE.por
dc.description.abstractThe technical inability of health employees is reason of concern for the professionals in charge of selection process, training and health teams development. This inability has been noted since the early stage of the process, which is a time for vocational training. Given these facts, it is up to health institutions to qualify their professionals according to the necessary technical skills for health assistance with quality and excellence, focused on the patient. Goals: The study has used the tool Evaluation on Reproducibility of Nursing Procedures (IARPE), to evaluate the professionals concerning their skills and practical performance in order to highlight the effectiveness of the updating course on peripheral venipuncture; evaluate the reproducibility of procedures in distinct simulation scenarios; evaluate the adopted skills to perform the peripheral venipuncture procedure; and analyze the tool psychometric properties. Material and method: The theoretical and practical course has been carried out by professionals of the Teaching and Research Institute – IEP, where the data collection has been made: firstly, during the course, in specific during the practical skills, second and third in practical field, which is the workplace of the samples professionals. Results: the final sample of the study was composed by 45 professionals: 31 (68,9%) nursing assistants and nursing technicians and 14 (31,1%) nurses. The average obtained by participants in the after-test was: 8,49; skill-wise the average obtained was 9,58; in practice 1 an average of 9,53 with a p=0,652; regarding practice 2, they have obtained an average of 9,94, with a p=<0,001, given the fact that the average obtained in practical evaluations was higher than the one obtained in skills. The resulting data points out that there is more reliability and value of the IARPEeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/38121/Gisele%20Aparecida%20Mendes%20Rolim.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de serviços de saúdepor
dc.subjectAvaliação de recursos humanos em saúdepor
dc.subjectAvaliação de processospor
dc.subjectHealth service evaluationeng
dc.subjectHuman resources on health evaluationeng
dc.subjectProcesses evaluation,por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.title“O uso do Instrumento de Avaliação da Reprodutibilidade de Procedimento de Enfermagem (IARPE) como estratégia para análise da eficácia na capacitação em punção venosa periférica”por
dc.typeDissertaçãopor
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