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Tipo do documento: Dissertação
Título: Direitos Humanos como disciplina curricular obrigatória
Autor: Manzine, Lauzane Puccia 
Primeiro orientador: Souza, Motauri Ciocchetti de
Resumo: O presente trabalho tem por proposta oferecer um caminho através da educação, para reparar um erro histórico da sociedade brasileira e do mundo, que se formou em meio a preconceitos sociais, raciais, sexuais, religiosos etc., e se perpetua até os dias atuais. A Constituição Federal de 1988 foi libertadora quanto às classificações binárias da sociedade e representa um avanço nos tratos dos Direitos Humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) traçou, recentemente, um programa de metas de melhorias na qualidade da educação, chamado de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que surgiu, dentre outros motivos, com o propósito de prosseguir o legado deixado pelo programa de metas, anteriormente denominado Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). A proposta deste estudo tem como escopo oferecer o ensino escolar como veículo escolhido para a construção do novo homem, por meio da disciplina curricular obrigatória de humanidades, reeducando-o no sentido de substituir os preconceitos sociais adquiridos ao longo dos séculos, por preconceitos humanísticos como, respeito, solidariedade, igualdade, fraternidade, dentre outros, preparando um novo cidadão para a participação da vida em sociedade. Os estudantes, em especial do ensino médio, foram escolhidos neste trabalho para receberem a escolarização da nova disciplina de humanidades proposta, por representarem a formação do novo homem que será responsável pelas decisões do mundo atual que não mais tolera: discriminação e desigualdades
Abstract: This study proposes to provide a path through education in order to repair an historical mistake of the Brazilian society and the world. This mistake was formed in the midst of social, racial, sexual and religious prejudices and it still occurs to the present day. The Federal Constitution of 1988 was comprehensive as the binary classification of society which it resulted in a progress for the Human Rights. The United Nations - UN, recently outlined a plan of goals to improve the quality of education called Sustainable Developed Goals - SDGs, which will form the basis for the proposed project that arose, among other reasons, in order to ensure the legacy left by the previous target plan called Millennium Development Goals - MDGs. The purpose of this study is to offer a new school program as a tool to construct the new human being through mandatory lecture of humanities. This new lecture will help to re-educate and replace the social prejudices acquired over the centuries such as humanistic prejudices like, respect, solidarity, equality, fraternity, among others. Furthermore it will help to prepare the new citizens for more participation in social life. Students, especially from high school, were chosen in this study to receive the apprentice of the new lecture of humanities, as it represents the formation of young human being who will be responsible for the decisions in today's world that no longer tolerates: discrimination and inequalities
Palavras-chave: Preconceito
Educação em humanidades
Ensino médio
Prejudice
Human sciences
High school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Direito
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Manzine, Lauzane Puccia. Direitos Humanos como disciplina curricular obrigatória. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18868
Data de defesa: 28-Apr-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito

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