???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18890
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tensões no processo de elaboração da monografia em um curso de especialização para professores de inglês da rede pública do Estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Tension in the Monography Elaboration Process in a Specialization Course for Public School English Teachers in São Paulo State
Autor: Roggi, Giovanna 
Primeiro orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Este trabalho propõe-se a refletir a respeito das tensões (BERRY, 2007) manifestadas no processo de elaboração da monografia em um curso de especialização para professores de inglês da rede pública do Estado de São Paulo, a partir dos relatos dos professores-alunos e das formadoras de tal curso. Identificadas por meio de relatos orais e relatos escritos, as tensões são interpretadas à luz de estudos que discutem tensões (BERRY, 2007), a estrutura da monografia e o processo de escrita de suas partes (BARROS e LEHFLED, 1990/2006; SEVERINO, 2002; PERROTA, 2004; MACHADO, LOUSADA e ABREU-TARDELLE, 2005). Pertencente à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), esta pesquisa é metodologicamente orientada pelo paradigma qualitativo (TRIVINOS, 2001), caracterizando-se como um estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006; YIN, 2010). A análise de dados está pautada em uma interpretação que leva em conta os relatos dos professores-alunos e das formadoras a respeito do processo de elaboração da monografia e do processo de orientação, respectivamente (ERICKSON, 1986). Tais dados evidenciam o despreparo e a imaturidade acadêmica dos professores-alunos, além do abismo que há entre professor-aluno e formadora e das lacunas que o curso em questão apresenta. Nessa direção, esta pesquisa deseja contribuir com o repensar de tal curso, indicando que é preciso refletir quanto aos professores-alunos estarem realmente sendo preparados de maneira adequada e condizente com o que os aguarda no final: a monografia
Abstract: The purpose of this paper is to reflect about the tensions (BERRY, 2007) that arise during the monography elaboration process in a specialization course for public school English teachers in São Paulo State, from the statements of teachers-students and the graduates from the mentioned course. Identified through both oral and written statements, the tensions are analyzed according to studies which discuss them (BERRY, 2007), the monography structure and the its written process (BARROS and LEHFLED, 1990/2006; SEVERINO, 2002; PERROTA, 2004; MACHADO, LOUSADA and ABREU-TARDELLE, 2005). Belonging to Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), this research is methodologically orientated by the qualitative paradigm (TRIVINOS, 2001), characterized as a study case (CHIZZOTTI, 2006; YIN, 2010). The analysis of data is guided by an interpretation which takes into account the reports of the teachers-students and trainers concerning the monography elaboration process and the orientation process, respectively (ERICKSON, 1986). Such data show how academically unprepared and immature the teachers-students are, besides the abyss which there is between teacher-student and trainer and the gaps the stated course presents. Therefore, this research aims to contribute with the rethinking of the given course, pointing out the need to reflect if the teachers-students are, in fact, being properly and consistently prepared to what awaits at the end: the monography
Palavras-chave: Tensão psicológica
Elaboração de Monografia
Professor-Aluno
Psicology tension
Monography elaboration
Teacher-Student
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Roggi, Giovanna. Tensões no processo de elaboração da monografia em um curso de especialização para professores de inglês da rede pública do Estado de São Paulo. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18890
Data de defesa: 15-Apr-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanna Roggi.pdf987,83 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.