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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18891
Tipo do documento: Tese
Título: Percepção de reduções em inglês como L2
Autor: Amaury Flávio Silva 
Primeiro orientador: Madureira, Sandra
Resumo: O objetivo desta tese foi o de realizar um estudo sobre fenômenos de redução em língua inglesa e verificar a sua percepção por falantes nativos do português, aprendizes de inglês como língua estrangeira, sujeitos da tarefa de percepção desta pesquisa. Com o objetivo de realizar as análises, foram selecionadas as gravações de duas entrevistas na modalidade de fala semiespontânea, produzidas por falantes nativos da língua inglesa (sujeitos da produção). Foram selecionados trechos dessas entrevistas para compor as dez unidades que foram aplicadas aos sujeitos da tarefa de percepção. Cada unidade foi composta por um trecho das entrevistas e possuía lacunas que deveriam ser preenchidas por uma ou mais palavras pelos falantes nativos do português. As palavras suprimidas que completariam as lacunas contemplavam a presença de fenômenos de redução cujas características fonético-acústicas foram inspecionadas com o auxílio do software livre PRAAT, versão 5.4.12, e interpretadas à luz dos pressupostos teóricos da fonologia articulatória. As questões relativas à percepção dos fenômenos de redução foram abordadas com apoio no modelo de aquisição perceptiva (Perceptual Aquisition Model). Os resultados do estudo revelaram que as dificuldades de percepção foram motivadas não apenas por fenômenos de redução, mas pela presença de uma taxa de elocução alta em contextos caracterizados pela incidência de consoantes homorgânicas que resultaram ou não no apagamento de um segmento; por fatores extralinguísticos; pela ausência de proeminência; pela presença de fenômenos de redução aliados a fatores prosódicos; pela não categorização de segmentos. Esta pesquisa traz desdobramentos para o ensino de língua inglesa no contexto brasileiro e apontam para a necessidade de criação de unidades didáticas que visem o aprimoramento da percepção de fenômenos de redução em amostras de fala espontânea e semiespontânea. Este trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 48036115.8.0000.5482
Abstract: The objective of this thesis was to carry out a study on the effects of reduction phenomena in the English language on the perception of native speakers of Portuguese, learners of English as a foreign language (perception-task subjects). In order to conduct the analysis, the recordings of two interviews of the semi-spontaneous genre, produced by native speakers of the English language (production subjects), were selected. Excerpts from these recordings were selected to produce ten units of analysis which contained listening comprehension exercises to be done by the perception-task subjects. Each unit was composed of an excerpt from the interviews that contained gaps that should be filled out with one or more words by the native speakers of Portuguese. The omitted words that would fill in the gaps embraced the presence of reduction phenomena whose acoustic phonetic features were analyzed with the free software PRAAT, version 5.4.12, and examined according to knowledge on the Articulatory Phonology. The issues related to the perception of reduction phenomena were addressed according to the Perceptual Acquisition Model (PAM). The study revealed that the difficulties in the perception are caused not only by the occurrence of reduction phenomena, but also by the presence of high speech rate in contexts characterized by the incidence of homorganic consonants whether or not resulting in the deletion of a segment; by extra-linguistic factors; by the absence of emphasis; by the presence of reduction phenomena together with prosodic factors; by segments that are not assimilated. This research brings about the need to produce materials that aim at helping Brazilian learners of English improve the perception of reduction phenomena. These materials should encompass spontaneous and semi-spontaneous speech samples. This project was approved by the Research Ethics Committee under no. 48036115.8.0000.5482
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Fenômenos de redução
Percepção
English language teaching
Reduction phenomena
Perception
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Amaury Flávio Silva. Percepção de reduções em inglês como L2. 2016. 201 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18891
Data de defesa: 15-Apr-2016
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