???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18898
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma discussão sobre a incidência do outro/Outro na estruturação da linguagem e do sujeito
Autor: Gonçalves, Renata Cristina 
Primeiro orientador: Lier-DeVitto, Maria Francisca
Resumo: A questão que move esta pesquisa diz respeito à incidência do outro/Outro na estruturação da linguagem e do sujeito. A questão foi discutida à luz das teorias do Interacionismo em Aquisição da Linguagem, Clínica de Linguagem e Psicanálise. O objetivo deste trabalho é propiciar uma discussão a respeito do papel do outro/Outro na entrada do infante na linguagem, uma vez que este processo pode culminar em caminhos e descaminhos na trajetória de constituição da criança na e pela linguagem. No Interacionismo o outro (instância da língua constituída) está no cerne da noção de especularidade que introduz o outro como participante (decisivo) do processo que propicia a entrada na linguagem: a criança fala porque fala a partir da fala do outro – referente à primeira posição. O Outro (la langue) é um terceiro na relação criança-outro que propicia esta separação, de modo que neste momento a criança demonstra resistência às correções do adulto, há presença de erros que caracterizam a segunda posição. A terceira posição é marcada pela dominância da relação do sujeito com sua própria fala – há reformulações e autocorreções. A entrada na Clínica de Linguagem se justifica por esta clínica responder pelos “descaminhos” na trajetória de estruturação da linguagem, ou melhor, pelas patologias de linguagem. Nesse aspecto a Clínica de Linguagem responde à “dupla exigência” (ARAÚJO, 2006) imposta por sua clínica, qual seja, (1) ao compromisso com a fala sintomática de crianças e adultos e (2) com uma teorização sobre a linguagem. Com a entrada na Psicanálise levanto uma discussão a respeito da constituição do sujeito, com objetivo de favorecer o aprofundamento de reflexões sobre a criança, o outro e seus efeitos no processo de aquisição e de estruturação subjetiva
Abstract: This research is about the incidence of the other / Other in the structure of language and the subject. Such question has been discussed in light of Interactionism in Language Acquisition, Language Clinics and Psychoanalysis. This work aims at proposing a discussion on the role of the other/Other in the first contact of infants with language, since this process may result in directions and deviations in the child‟s language construction. Interactionism states that the other (language instance built) is in the core of the understanding of speculation, which introduces the other as a (decisive) participant in the process which enables the contact with the language: the child speaks, because he/she speaks from the other‟s speech – in relation to the first position. The Other (la langue) is a third-party in the relationship child-other, that causes this separation, as, at that time, the child demonstrates resistance against adults‟ corrections, the existence of errors that characterize the second position. The third position is marked by a dominance of the relationship between the subject and their own speech marks– there are reformulations and self-corrections. The use of Language Clinics is justified by the fact that such clinics respond to “deviations” in the journey of language structuration, i.e., to language pathologies. In this sense, the Language Clinics responds to the “double demand” (ARAÚJO, 2006) imposed by their clinic, be it, (1) to the commitment to symptomatic speech in children and adults and (2) to a theory on language. With Psychoanalysis, I propose a discussion on the construction of the subject, with purposes to favor deeper reflections about the child, the other and their effects upon the process of acquisition and subjective structuration
Palavras-chave: O outro
Sujeito
Linguagem
The other
Subject
Language
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Gonçalves, Renata Cristina. Uma discussão sobre a incidência do outro/Outro na estruturação da linguagem e do sujeito. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18898
Data de defesa: 17-Jun-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Cristina Gonçalves.pdf655,08 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.