REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMolinari, Simone Garbi Santana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773304U1por
dc.contributor.advisor1Silveira Bueno, José Geraldo-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:12:52Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationMolinari, Simone Garbi Santana. Imigração e alfabetização: alunos bolivianos no município de Guarulhos. 2016. 282 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18925-
dc.description.resumoEsta pesquisa, levada a efeito nos anos de 2014 e 2015, investigou a escolarização e a alfabetização de crianças imigrantes bolivianas matriculadas em escolas de Guarulhos, município situado na Grande São Paulo, com foco no trabalho pedagógico realizado com crianças cuja língua materna não é o português. Para tanto, fez-se necessário, inicialmente, o levantamento e análise da legislação educacional federal e estadual sobre imigração. A pesquisa empírica foi efetivada em duas escolas públicas municipais, em duas regiões distintas, Pimentas e Bonsucesso, locais com grande concentração de alunos imigrantes bolivianos matriculados na rede. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa: entrevistas e observação de atividades escolares e consulta a prontuários e cadernos dos alunos, Foram entrevistadas duas gestoras e seis professores alfabetizadores em cada escola: com as primeiras, pode-se caracterizar o contexto escolar; a dos professore foram divididas em três categorias, a saber: o que eles dizem, o que fazem e como fazem para garantir a alfabetização de crianças imigrantes em suas salas de aula. Com as observações, foi possível montar “cenas” do cotidiano escolar que foram transcritas e analisadas. A consulta aos prontuários serviu para verificar a cidade de origem da família e a nacionalidade de cada um deles. A consulta aos cadernos dos alunos permitiu verificar o seu desenvolvimento nas atividades propostas pela professora. A análise dos dados coletados foi feita utilizando as contribuições de Pierre Bourdieu e Gimeno Sacristán. Os resultados desta pesquisa permitiram compreender a lacuna que existe entre a política pública educacional e a escola quando se trata da escolarização e alfabetização de imigrantes não falantes da língua portuguesapor
dc.description.abstractThis study, taken into effect in 2014 and 2015, conducted the investigation of the schooling and literacy processes of Bolivian immigrant children enrolled in schools in the city of Guarulhos, which is situated in the great region of São Paulo, focusing on the pedagogic work accomplished with non Portuguese-speaking children. First of all, it was necessary the inventory and analysis of the federal and state educational legislation concerning immigration. Secondly, the empirical research was implemented in two public municipal schools, in two distinct regions, Pimentas and Bonsucesso, locations with great concentration of Bolivian immigrant students enrolled in the public schools. Three different instruments of data collection were used: interviews and observation of school activities and verification of school handbooks and students’ notebooks. Two school administrators and six literacy teachers were interviewed in each school. With the first interviewees, the school context was characterized; the interviews with the teachers were divided into three categories: what they say, what they do, and how they do it to ensure the immigrant children’s literacy in their classrooms. With the observations, it was possible to build “scenes” of the school daily routine that were transcribed and analyzed. The verification of the school handbooks helped to verify the children’s family city of origin and nationality. The verification of the students’ notebooks allowed us to verify their development in the activities proposed by the teachers. The data analysis was accomplished by means of Pierre Bourdieu’s and Gimeno Sacristán’s contributions. The outcomes allowed us to understand the gap between the public educational politics and the schools concerning the schooling and literacy processes of non Portuguese-speaking immigrantseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/38478/Simone%20Garbi%20Santana%20Molinari.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectImmigrationeng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleImigração e alfabetização: alunos bolivianos no município de Guarulhospor
dc.title.alternativeImmigration and literacy in the public municipal schools of Guarulhoseng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Garbi Santana Molinari.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.