REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19126
Tipo: Tese
Título: A redação de vestibular sob uma perspectiva multidimensional: uma abordagem da linguística de corpus
Autor(es): Barreto, Juliana Pereira Souto
Primeiro Orientador: Sardinha, Antonio Paulo Berber
Resumo: A pesquisa aqui relatada tem por objetivo analisar a qualidade do texto escrito nas redações de vestibular produzidas por candidatos à graduação. Mais especificamente, esse estudo verifica o modo como as redações de candidatos ao Ensino Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) elacionam-se às dimensões de variação do português brasileiro, apresentadas em Berber Sardinha, Kauffmann e Acunzo (2014a; 2014b; no prelo). Para isso, a pesquisa recorre ao arcabouço teórico da Linguística de Corpus e à abordagem metodológica da Análise Multidimensional (Biber, 1988). O corpus de estudo, composto por cem redações escritas por candidatos ao ingresso em cursos de graduação do Ensino Superior, foi analisado com o etiquetador Palavras e pós-processado com um script que calcula o escore de cada texto em cada uma das seis dimensões de variação do português brasileiro. Em um primeiro momento, é verificado o modo como as redações dos candidatos relacionam-se às seis dimensões de variação do português brasileiro. Em seguida, a variação é observada em relação às notas dadas às redações por examinadores, a fim de determinar se e quais os critérios de avalição, estipulados para a correção das redações de vestibular, foram atendidos, com base nos escores da análise multidimensional do português brasileiro. Por fim, acredita-se que os resultados aqui encontrados possam vir a proporcionar contribuições relevantes ao campo da produção textual em língua portuguesa no Brasil, uma vez que se faz necessário uma compreensão mais apurada da língua em uso aplicada ao ensino e ao aprendizado da produção de textos argumentativos por candidatos a ingresso em cursos de graduação do Ensino Superior
Abstract: The research reported here intends to analyze the production and the evaluation of the written text in the college entrance essays produced by undergraduate applicants. More specifically, this study verifies how the composition tests, written by the applicants during the admission process to the Rio Grande do Norte Federal University (UFRN), are related to the varying dimensions of Brazilian Portuguese, presented in Berber Sardinha, Kauffmann and Acunzo (2014). The research uses the theoretical framework of Corpus Linguistics and the methodological approach of Multidimensional Analysis. The study corpus is composed of one hundred essays written by applicants for admission to higher education undergraduate courses, tagged by Palavras parser and post-processed with a script, which calculates the score of each text into all of the six variation dimensions of Brazilian Portuguese. At first, it is checked how the applicants’ texts are related to the six Brazilian Portuguese varying dimensions. Then, it is observed the variation in relation to the grades award to these essays by examiners in order to determine whether and which correction criteria were met, based on the scores of the Brazilian Portuguese multidimensional analysis. Hence, the outcomes here are likely to provide important contributions to the field of textual production in Portuguese in Brazil, considering that it is vital to develop a more accurate understanding of the language in use applied to the teaching and learning of argumentative text production, written by applicants during their admission to undergraduate courses in Higher Education
Palavras-chave: Linguística de corpus
Análise multidimensional
Redação de vestibular
Corpus linguistics
Multi-dimensional analysis
College entrance exams
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Barreto, Juliana Pereira Souto. A redação de vestibular sob uma perspectiva multidimensional: uma abordagem da linguística de corpus. 2016. 208 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19126
Data do documento: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Pereira Souto Barreto.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.